Disseminando benefícios: um ano de Mercedes Club

O programa de fidelidade da Mercedes-Benz trouxe inovação para o mercado automobilístico. Entenda

Por: - 2 meses atrás

A relação com o produto ou o serviço não é suficiente para tornar um cliente fiel a uma marca nos dias de hoje. Mesmo quando o grau de excelência é muito alto, é preciso que as empresas ofereçam experiências variadas para conquistar e fidelizar o consumidor.

Um recurso bastante utilizado nesse sentido é o de clubes ou programas de fidelidade. Por meio deles, o cliente tem acesso a experiências, descontos e outros benefícios que variam de acordo com a proposta de valor de cada empresa. O sucesso desses programas foi comprovado inclusive pela consultoria McKinsey, através de pesquisa realizada com mais de 9 mil consumidores de diferentes setores da economia. A pesquisa confirmou que programas de fidelidade são atrativos para os clientes e podem se tornar importantes ferramentas de geração de valor e crescimento para as companhias. Esse contexto está totalmente conectado ao Mercedes Club, pioneiro programa que a Mercedes-Benz desenvolveu para seus clientes de veículos comerciais. À reconhecida excelência de seus caminhões e ônibus, bem como dos diversos serviços oferecidos, a marca somou este programa de fidelidade que cria ainda maior proximidade com os seus clientes através de recompensas.

Por dentro do programa

Ao completar um ano de existência, o Mercedes Club registrou cerca de 3.500 inscrições por mês, totalizando mais de 44 mil membros cadastrados, que representam mais de 150 mil veículos. Entre os participantes do programa estão motoristas autônomos, proprietários de frotas e gestores de manutenção de frotas, todos aproveitando os muitos benefícios oferecidos. Para participar do Mercedes Club o cliente precisa apenas fazer um cadastro, bem simples, na página do Mercedes Club. “A partir daí – explica Jaqueline Neves, gerente sênior da Mercedes-Benz – a cada R$1,00 gasto em peças e serviços na nossa Rede de Concessionários, o cliente acumula pontos que depois podem ser revertidos em descontos, nos futuros serviços e compras nas nossas Concessões, e também em diversos benefícios oferecidos por meio de parcerias estratégicas”.

O programa prevê o acúmulo de pontos para o proprietário do veículo e, para o motorista não proprietário, o acúmulo de estrelas ao participar de pesquisas, eventos, campanhas ou interagir no portal do programa. Desta forma, ambos podem se beneficiar dos diversos serviços e bens oferecidos através do Mercedes Club. Jaqueline cita que “para se ter uma ideia dos muitos benefícios oferecidos através do Mercedes Club, recentemente dois clientes foram premiados com caminhões novos: um deles ganhou um Atego e outro ganhou um Accelo (carregado de prêmios). Outros clientes ainda ganharam uma viagem para a Alemanha, onde puderam participar de diversos eventos, entre eles visitas à Feira de Construção e Mineração em Bauma, à maior planta de automóveis da Mercedes-Benz, localizada em Sindelfingen, e também ao Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”.

Entre as muitas vantagens do Mercedes Club, a executiva ainda destaca que “é mais do que um simples programa de fidelização. É uma forma estratégica de fortalecer a parceria da fabricante com a sua Rede de Concessionários e, ao mesmo tempo, reter os clientes na Marca por mais tempo e atrair os clientes antigos ou afastados, ofertando-lhes um vantajoso portfólio de peças e serviços. Assim reforçamos nossa propósito de sermos reconhecidos pelo cliente como a primeira opção de parceiro de negócio no pós-venda.”

Mercedes Club em números

+44 mil membros
+153 mil chassis cadastrados
+276 milhões de pontos concedidos
96% da rede de concessionários participante
37 parcerias com lojas online, para atender a todos os públicos
Participação de ações especiais em eventos como Carnaval Recife, Fórmula Truck, Oktoberfest SP
Visita à maior Feira de Construção e Mineração, em Bauma

Quem pode participar do Mercedes Club?

Motoristas autônomos
Proprietários
Representante legal
Gestores de frota,
Gestores de manutenção
Motoristas de frota
Almoxarifes
Compradores
Oficinas independentes

*Consumidor Moderno em colaboração com a Mercedes-Benz