Estudo aponta hipersegmentação como nova característica do consumidor

De acordo com pesquisa da Kantar, apresentada no APAS Show, o comportamento do shopper difere em relação ao consumo dentro e fora de casa

Por: - 3 meses atrás

hipersegmentação Crédito: Shutterstock

Um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado, em busca novas experiências e hipersegmentado. Essas foram características encontradas pela pesquisa da Kantar, apresentada no APAS Show, em relação ao novo cliente da sociedade informatizada.

Segundo o estudo, o comportamento do shopper muda na hora da compra dentro e fora de casa e depende de alguns fatores, seja o dia da semana, a companhia ou até sua própria motivação no momento de adquirir um produto ou serviço.

Todas essas diferenças criam um consumo específico, o que gera uma hipersegmentação do mercado. Se antes os consumidores eram identificados através de grupos similares, como o tradicional, fitness ou curioso, agora as decisões são mais específicas e podem variar de acordo com a ocasião.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Mudança

Um dos exemplos apresentados pelo levantamento foi a nova configuração do consumo de refrigerante. Apesar de a bebida ter uma penetração mensal em 96% dos lares com o consumo regular nas refeições, o compartilhamento dela fora de casa é menor, com apenas 41,4%.

Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação à produtos regulares e diet, light ou zero. Em casa, as bebidas regulares (54%) são mais importantes do que as zero açúcar (48%) nos finais de semana. Fora do lar, as opções sem adição de açúcar representam 36,7% das vendas aos sábados e domingos, contra 35,1% dos açucarados.

Deborah Maeda, diretora de Retail da Kantar, afirma que o consumidor busca, cada vez mais, canais que complementem suas necessidades de compra a cada momento.

JÁ VIU? Jovens consideram mais a família e amigos do que redes sociais, diz pesquisa

“É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados, supermercados de rede e lojas de departamento”, complementa Deborah.