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Mercado de influenciadores deve movimentar R$2,3 bi em 2019

Mercado de influenciadores deve movimentar R$2,3 bi em 2019

Sinalização de conteúdo pago no Instagram aumentou 56% em 2018, de acordo com o estudo global da Socialbakers divulgado nesta semana

O mercado de influenciadores deve movimentar R$2,3 bilhões em 2019, segundo estudo global divulgado pela Socialbakers. Levantamento mapeou a indicação de conteúdos patrocinados em 12 milhões de perfis na Internet e também as indústrias mais mencionadas por eles.

O valor considera o volume de posts patrocinados por marcas nas redes sociais, como o Instagram. Somente em 2018, o número de influenciadores que utilizaram a hashtag #ad para indicar conteúdos patrocinados subiu 56%.

Conduzido entre janeiro de 2018 e março de 2019, o mapeamento analisou 2,3 milhões de influenciadores. Os grandes influenciadores e celebridades, aqueles com mais de 1 milhão de seguidores, foram os que mais sinalizaram posts patrocinados. Cerca de 26% deles utilizaram a hashtag de patrocínio na rede social.

Segundo Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil, a marcação de postagens patrocinadas acontece com o amadurecimento dos influencers com as marcas. “Os conteúdos tagueados como publicidade deixaram de ser mal vistos pela audiência”, conta.

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Crescente

Os chamados macro influenciadores, com 100 mil a 1 milhão de seguidores, são os mais propensos a colaborar com uma variedade maior de marcas e indústrias na produção de conteúdo.

Os micro influenciadores, com menos de 10 mil seguidores, por sua vez, são menos propensos a colaborar. “Os micro influenciadores, em geral, têm menos acesso às marcas e as marcas a eles. Muitas vezes, eles nem mesmo são considerados para algumas campanhas”, explica.

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Ao mesmo tempo, influenciadores menores também costumam ser mais seletivos em suas parcerias. “Ao contrário de muitas celebridades, que veem menos risco ao se associarem comercialmente às marcas, um micro-influenciador acaba criando uma relação tão próxima com sua audiência que uma associação ruim pode colocar toda a sua credibilidade em cheque”, argumenta a country manager.

Entre os segmentos de mercado mais engajados e perfis de influencers em práticas de marketing no Instagram estão moda, beleza, ecommerce, automotivo e varejo, segundo a pesquisa.

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