99 lança solução de reconhecimento facial para motoristas

Aplicativo de mobilidade lançou recurso com objetivo de oferecer mais segurança aos dados dos motoristas parceiros e passageiros. Saiba como funciona

Crédito: Shutterstock

A 99, aplicativo de mobilidade urbana pertencente à chinesa DiDi Chuxing, lançou uma solução de reconhecimento facial para 100% dos motoristas. O sistema identifica automaticamente o rosto dos motoristas antes deles se conectarem ao aplicativo para iniciar as corridas.

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

A ferramenta foi desenvolvida por engenheiros e programadores de três países — Brasil, Estados Unidos e China — e deve ser aplicada periodicamente aos condutores cadastrados no aplicativo. Vale destacar que, atualmente, todos os condutores já passaram pelo procedimento de confirmação de identidade.

Para realizar o procedimento, a empresa realizou uma parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que vai validar a imagem coletada no reconhecimento facial com o arquivo armazenado no banco de órgãos do órgão.

LEIA TAMBÉM: Uber estreia podcast sobre violência contra a mulher voltado para motoristas

A solução atua em conjunto com a Inteligência Artificial desenvolvida pela 99, que permite identificar padrões de uso dos motoristas e solicitar a confirmação de mais informações, se necessário. “A segurança de passageiros e motoristas é a nossa prioridade”, explica Lívia Pozzi, líder de segurança em operações da 99. “O reconhecimento facial se junta agora às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência”, acrescenta.

Como funciona?

  • Periodicamente, a 99 vai pedir para que os motoristas realizem o reconhecimento facial em qualquer hora do dia;
  • Após a solicitação, o motorista deverá colocar o rosto no círculo indicado na tela e esperar alguns segundos para validar a verificação;
  • Em caso de aprovação, o condutor poderá continuar a dirigir normalmente. Se o acesso for negado, ele deverá regularizar a situação de seu cadastro pelo aplicativo.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS