99 lança solução de reconhecimento facial para motoristas

Aplicativo de mobilidade lançou recurso com objetivo de oferecer mais segurança aos dados dos motoristas parceiros e passageiros. Saiba como funciona

Por: - 2 meses atrás

99 Crédito: Shutterstock

A 99, aplicativo de mobilidade urbana pertencente à chinesa DiDi Chuxing, lançou uma solução de reconhecimento facial para 100% dos motoristas. O sistema identifica automaticamente o rosto dos motoristas antes deles se conectarem ao aplicativo para iniciar as corridas.

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

A ferramenta foi desenvolvida por engenheiros e programadores de três países — Brasil, Estados Unidos e China — e deve ser aplicada periodicamente aos condutores cadastrados no aplicativo. Vale destacar que, atualmente, todos os condutores já passaram pelo procedimento de confirmação de identidade.

Para realizar o procedimento, a empresa realizou uma parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que vai validar a imagem coletada no reconhecimento facial com o arquivo armazenado no banco de órgãos do órgão.

LEIA TAMBÉM: Uber estreia podcast sobre violência contra a mulher voltado para motoristas

A solução atua em conjunto com a Inteligência Artificial desenvolvida pela 99, que permite identificar padrões de uso dos motoristas e solicitar a confirmação de mais informações, se necessário. “A segurança de passageiros e motoristas é a nossa prioridade”, explica Lívia Pozzi, líder de segurança em operações da 99. “O reconhecimento facial se junta agora às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência”, acrescenta.

Como funciona?