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Pesquisa mapeia tendências de viagem e turismo de cada geração

Pesquisa mapeia tendências de viagem e turismo de cada geração

Levantamento feito pela Expedia Group em três países apresenta quais são os fatores determinantes para cada geração na hora de viajar. Confira

Quais são os principais motivadores de escolha e comportamento de cada geração quando o assunto é viagem? A Expedia Group realizou uma pesquisa que se debruçou sobre hábitos, influências de viagem e comportamento das gerações X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers no Brasil, México e Argentina. A pesquisa virtual coletou respostas em 2018 referentes a viagens ocorridas no último ano.

O estudo demonstra que entre os fatores decisórios estão questões que incluem informações sobre o destino e anúncios promocionais. Alguns números que reforçam a importância da pesquisa no processo de compra: 88% procuram ofertas antes de decidir; 82% afirmam que conteúdos informativos podem influenciar em suas escolhas; 70% acreditam que anúncios podem influenciar em suas tomadas de decisão.

Turismo

Baby Boomers

O levantamento mostra que os Baby Boomers – geração que corresponde aos que já passaram dos 56 anos e possuem o maior poder de compra entre os grupos -, não estão necessariamente preocupados com custos na hora de viajar. Esses são os viajantes que mais fazem viagens para o exterior, com 39% dos destinos fora do país.

Para 22% dos respondentes desta geração, o orçamento não era um fator determinante para a escolha do destino, sendo que as viagens costumam ter uma média de 11,7 dias. Trata-se da geração menos influenciada pelas redes sociais para definir o roteiro de viagem, embora sejam os que mais considerem anúncios que possuem avaliações ou conteúdos informativos.

Geração X

Com idade entre 36 e 55 anos, essa geração opta por viagens que fujam da atmosfera das grandes cidades, de modo que 58% dos entrevistados geralmente optam por praias, cruzeiros e resorts, que oferecem pacotes com todos os custos inclusos. Trata-se do grupo que mais realiza viagens com automóvel. Na contramão dos Baby Boomers, essa geração se preocupa com o orçamento das viagens, de maneira que 62% optam pelas melhores ofertas na hora de escolher o destino.

Millennials

Assim como a geração anterior, os Millennials também preferem opções com todos os custos inclusos e lideram a escolha por esta modalidade, com 62%. Em uma fase da vida que corresponde à transição de um perfil adolescente para uma vida com muitas responsabilidades, essa é a geração que mais faz viagens. Eles viajam, em média, 5,5 vezes por ano. Embora também sejam preocupados com a questão financeira, 43% deles indicam que nem sempre a melhor oferta é a melhor opção de destino.

Turismo

Por viajarem mais, eles são os mais indecisos, também, na hora de escolher. 58% dos respondentes com idade entre 24 e 35 anos afirmaram que ficam indecisos na escolha entre 2 ou até mais destinos antes de confirmar a compra. Nessa hora, as plataformas de viagem funcionam como bom consultor de escolha, sendo o grupo mais influenciado por esse tipo de ferramenta.

Geração Z

Nascidos na virada do século, essa geração apresenta preferência por explorar o próprio país antes de conhecer terras estrangeiras, por exemplo. É o grupo que explora ambientes ao ar livre e segue uma lista de desejos. Também é a geração que mais utiliza ônibus como meio de transporte. Para 58% deles, viagens com o objetivo de relaxar estão estão no topo da lista, seguidas por visitar familiares (46%), Passeios Turísticos (38%) e Diversão em Família (34%).

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