A procura por um tratamento psicológico pode causar incômodo a qualquer pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo e outras 260 milhões vivem com ansiedade.
Na era digital e com o aumento dos índices de transtornos de saúde mental, iniciativas têm surgido para propor resoluções para o problema. Uma dessas inovações do mercado é a startup brasileira Vittude, uma plataforma que conectapsicólogos e pacientes em menos de 1 minuto.
Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a Vittude tem mais de 11 mil pacientes e cerca de 600 psicólogos ativos na plataforma. Em abril de 2019, a startup superou a marca de 1 milhão de visitantes em um único mês.
Em entrevista à CM, Tatiana Pimenta, engenheira de 37 anos premiada no Cartier Women’s Initiative Awards, conta sobre o processo de criação da healthtech, as áreas de atuação da Vittude e os gargalos do atendimento em saúde mental no Brasil.
CONFIRA a entrevista
Consumidor Moderno: Como surgiu a ideia de criar a Vittude?
Tatiana Pimenta: Faço terapia há alguns anos e no passado encontrei uma dificuldade muito grande em encontrar um profissional que pudesse me ajudar. Quando decidi que queria fazer terapia, meu primeiro passo foi recorrer ao guia do plano de saúde. Olhar um catálogo de plano de saúde é uma verdadeira frustração. É uma coletânea de nomes e endereços empilhados um sobre o outros, sem nenhuma informação que me ajude a escolher o melhor profissional.
Decidi pesquisar pelos psicólogos mais próximos do endereço da minha casa. Para minha decepção, fui em três psicólogas super inexperientes. Nenhuma delas conseguiu criar um vínculo e me ajudar com as minhas questões. Percebi que esse percurso para encontrar um psicólogo que ajude com nossas demandas é realmente complexo.
Quando criei a Vittude, pensei bastante em coisas que sentia falta e não achava nos catálogos dos planos: currículo, qual área de atuação e se o forte daquele psicólogo era o que eu estava buscando e principalmente endereço, agenda e valor da consulta. Ter que ligar para o psicólogo, na maioria das vezes não ser atendida, esperar por respostas das dúvidas iniciais era muito irritante.
Em 2015, tive um problema de saúde familiar, e vi a dificuldade que temos de acesso a profissionais de saúde quando estamos no interior do nosso país. Meus pais moram no interior do Mato Grosso do Sul e para muitas consultas médicas precisam se deslocar até Campo Grande (440 km de distância). Nessa ocasião, eles tiveram que vir para São Paulo e pude perceber o quanto serviços de telemedicina poderiam ter reduzido o tempo de permanência deles fora de casa.
Quando tudo ficou bem, meu incômodo se transformou em um desejo enorme de empreender e fazer algo de diferente pela saúde do nosso país.
CM: Quais os segmentos de atuação da startup?
TP: Para empresas oferecemos um programa de saúde mental e qualidade de vida, como um benefício corporativo, onde os empregadores subsidiam parte do processo de terapia de seus funcionários. A empresa paga um valor fixo por colaborar e este pode acessar os psicólogos da plataforma, com valor diferenciado, tendo acesso uma economia real durante o processo de terapia.
Atualmente as empresas brasileiras gastam mais de R$200 bilhões de reais com afastamentos relacionados a quadros de ansiedade, depressão, Burnout e outros diagnósticos relacionados ao CID-F (Transtornos Mentais e Comportamentais). Investir em saúde mental e bem-estar passou a ser crucial para as organizações, uma vez que elas têm enfrentado problemas como o aumento do absenteísmo, presenteísmo, queda na produtividade e comprometimento do clima organizacional.
Para pessoas físicas, oferecemos uma forma simples e segura de encontrar um psicólogo e agendar uma consulta, sendo ela presencial ou online. Mais de 20% dos nossos pacientes hoje são brasileiros imigrantes ou expatriados, que moram cerca de 50 países diferentes e sofrem com questões relacionadas à dificuldade de adaptação cultural, isolamento social, dificuldade com a língua e outros problemas como a falta de sol e depressão.
Falar com um psicólogo online e em português é uma alternativa para que essas pessoas consigam ter uma vida mais equilibrada. Nas cidades grandes, como São Paulo e Rio, o uso é grande. Nesses casos, os pacientes optam pelo online pela comodidade do serviço, além da redução de desperdícios de tempo e dinheiro no deslocamento até os consultórios.
Para psicólogos, fornecemos uma ferramenta completa de gestão, com um consultório virtual desenvolvido exclusivamente para atendimentos de saúde. Eles deixam a burocracia conosco e cuidam do que é mais importante, seus pacientes.
CM: O que o usuário busca nesse tipo de serviço?
TP: Ele busca resolver suas questões emocionais, ser bem atendido, encontrar um psicólogo que consiga compreendê-lo e apoiá-lo em sua jornada. No fundo, quem busca a ajuda de um psicólogo está atravessando alguma situação difícil e percebe que precisa de orientação especializada para elaborar melhor pensamentos e tomar ações de forma mais coerente e assertiva.
CM: A questão da saúde mental tem sido cada vez mais debatida. As healthtechs são alternativas para o usuário nesse cenário?
TP: Com toda certeza a Vittude e outras plataformas surgem para aumentar o debate e proporcionar maior acesso de bons de serviços e saúde mental. Vivemos num país onde cerca de 50% dos municípios não possuem psicólogos. Ter ferramentas que possibilitem que pessoas, em qualquer canto do mundo, falem com psicólogos de forma simples e segura é fundamental.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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