Efeito Game of Thrones: passagens aéreas para Islândia e Croácia disparam

Em ascensão desde dezembro de 2018, porcentagem de vendas para Islândia, Croácia e Irlanda mais que dobraram nos quatro primeiros meses de 2019

Por: - 4 meses atrás

Game of Thrones

A série Game of Thrones chegou ao fim no domingo (19), mas seus efeitos ainda repercutem na internet e, agora, nas locações da mega produção. A série fez disparar a venda de passagens aéreas com destino aos locais onde as últimas cenas foram gravadas.

LEIA MAIS: Google divulga as principais perguntas dos internautas sobre Game of Thrones

Os dados são da Criteo, multinacional francesa especializada em marketing digital, que realizou o monitoramento de compra de bilhetes nos Estados Unidos com destino para países ícones da série, como Croácia, Irlanda e Islândia.

A alta das vendas começou a ser notada ainda em dezembro de 2018, período em que o primeiro teaser, “Dragonstone”, foi divulgado. O aumento de vendas de bilhetes aéreos aos destinos de locação da série cresceu em 20% neste período.

O pico de vendas

Na medida em que o final da temporada se aproximou e mais informativos e trailers da produção foram divulgados, o número de vendas atingiu um pico no mês de fevereiro, momento em que o número de reservas chegou a ultrapassar os 124%.

A pesquisa ainda mostra que, em comparação com o período de setembro a dezembro de 2018, o aumento chegou a mais de 95%. Na escolha dos destinos, a Islândia aparece como o lugar com mais passagens compradas entre janeiro e abril de 2019. O aumento foi de 166% em comparação com o mesmo período do ano passado. Na sequência, aparecem Croácia, com alta de mais de 68% e Irlanda, com 44%.

Os números de GoT

Depois de temporadas bem-sucedidas, a série da HBO revelou seu final ao público e acumulou investimento de 650 milhões de dólares. Só para gravar os últimos episódios da história, os atores Emilia Clarke (Daenerys), Lena Headey (Cersey), Peter Dinklage (Tyron Lannister), Kit Harington (Jon Snow) e Nikolaj Coaster-Waldau teriam recebido cerca de 12 milhões de dólares – o equivalente a 48 milhões de reais. Além disso, a temporada final bateu recorde de audiência na HBO com média de 43 milhões de espectadores para cada episódio apenas nos Estados Unidos – 10 milhões a mais em relação a 2017.

LEIA MAIS: Curiosidades por trás dos números de Game of Thrones

Game of Thrones