Quais os hábitos e desejos da população mais madura?

Dados e insights do Google apontam quais transformações vêm acontecendo na sociedade atual e os impactos do aumento da longevidade

Por: - 6 meses atrás

longevidade Crédito: Shutterstock

Com menos nascimentos e mais longevidade, o Brasil está envelhecendo. A população com mais de 60 cresce na sociedade atual. Avanços na medicina fazem com que a expectativa de vida aumente de maneira global.

No Brasil, o processo é ainda mais acelerado. Em 2030, a população terá mais pessoas com 60+ do que crianças, entre os 10 anos. À medida que a população amadurece, aumenta a curiosidade sobre o envelhecimento. Quais os hábitos de consumo e desejos dessa faixa da população? Dados e insights do Google, com apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram as transformações e impactos do aumento da longevidade no mercado de consumo.

longevidade

Ao contrário dos estereótipos que se vê na mídia, produtividade e conexão também estão presentes na vida e no cotidiano desse público. O próprio conceito de “velho” mudou e as noções sobre o que é ser idoso nos dias de hoje passou por modificações.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Mais tempo para consumir

Um exemplo de como a comunicação com o público sênior mudou e ainda pode melhorar está no setor da moda. Da maneira como a maioria das campanhas são pensadas e elaboradas, visando o público jovem, o público mais velho acaba não se identificando e, com isso, se perde grandes oportunidades de gerar engajamento.

Diferentemente do senso comum, a vida digital, em vez de criar barreiras entre as gerações, pode deixar essas fronteiras ainda menos nítidas. No YouTube, por exemplo, de acordo com o Google, a troca de experiências intergeracionais é uma realidade.

longevidade

Diversos criadores usam a plataforma para produzir vídeos que derrubam os preconceitos da idade e criam um diálogo com pessoas de outras gerações. A prova desse potencial é o canal de Marcia Gabriel, especializado em moda. O vídeo “Moda depois dos 50 e 60” é o mais visualizado, com quase 1 milhão de views.

Um exemplo é Nilson Izaias, que ficou conhecido como “vovô do slime”. Nos vídeos dos seu canal, o aposentado tenta fazer a meleca que se tornou febre entre crianças e adolescentes, e acabou virando um fenômeno online. Já a norte-americana Shirley Curry é uma gamer de 92 anos. Os mais de 450 mil inscritos no seu canal no YouTube acompanham seus gameplays e interagem com a criadora.

longevidade

VEJA MAIS: Dos códigos ao roteiro: idosos criam games e incentivam memória