Audi cria solução que conecta automóveis a faróis verdes na Europa

Tecnologia permite que o motorista acompanhe em tempo real a velocidade necessária para entrar em uma “onda verde” de faróis abertos. Entenda

Por: - 3 semanas atrás

Audi

Ninguém gosta de perder tempo no trânsito e a ausência de faróis inteligentes faz com que o motorista, muitas vezes, perca minutos preciosos do seu dia. A partir do mês de julho, a Audi vai integrar novos modelos em rede na cidade de Ingolstadt, na Alemanha, com a solução Audi Traffic Light Information. Outras cidades da Europa devem integrar a expansão do projeto a partir de 2020.

LEIA TAMBÉM: Bosch trabalha em tecnologia para táxis voadores

A nova tecnologia permite que os veículos capturem uma “onda verde” nos faróis, ou seja, os motoristas poderão monitorar no painel a velocidade necessária para chegar ao próximo semáforo com farol aberto. Se o motorista não conseguir chegar dentro da velocidade permitida na cidade, o sistema fará uma contagem para a próxima onda verde. Vale destacar que os clientes da montadora nos EUA já utilizam essa ferramenta desde 2016 em cidades como Denver, Houston, Los Angeles, Las Vegas, Washington e Portland.

Entenda

A ferramenta Green Light Optimized Speed Advisory (GLOSA), que na tradução significa “Aviso de Velocidade Otimizada para o Semáforo Verde”, sinaliza ao motorista a velocidade ideal para conseguir chegar ao próximo sinal verde, de modo que o sistema será ativado para o início de funcionamento em Ingolstadt em modelos Audi que incluem a série e-tron, bem como A4, A6, A7, A8, Q3, Q7 e Q8, que devem ser produzidos a partir do meio do mês de julho.

“Os desafios para a introdução em série do serviço são muito maiores na Europa do que, por exemplo, nos EUA, onde o sistema de semáforos urbanos foi planejado para uma grande área e uniformemente. Como contraste, na Europa a infraestrutura de tráfego foi desenvolvida mais localmente e descentralizada – com grande variedade de tecnologia”, explica Andre Hainzlmaier, responsável pela área de desenvolvimento de aplicativos, serviços conectados e cidades inteligentes da Audi.  

Para este projeto, a montadora trabalhou com Traffic Technology Services (TTS) (Serviços de Tecnologia do Tráfego), que prepara os dados brutos dos centros de controle de tráfego da cidade e os transmite aos dispositivos da Audi. Após esse processamento, a informação chega ao veículo por uma conexão eficiente de internet. 

Num futuro próximo, os clientes da montadora poderão se beneficiar com outras funções adicionais, como por exemplo incorporar as ondas verdes ao planejamento de trajeto ideal.