ANAC suspende as operações da Avianca Brasil

Empresa, que está em recuperação judicial desde 2018, só poderá voltar a operar no país quando conseguir provar capacidade para manter suas atividades em segurança

Por: - 3 meses atrás

Avianca

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu cautelarmente todas as operações da Avianca Brasil. A decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da Agência. Desta forma, todos os voos da empresa devem ficar suspensos até que ela consiga provar capacidade para manter suas atividades em segurança. 

“Aos passageiros com voos para os próximos dias, a ANAC recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas. A Avianca segue obrigada a cumprir integralmente a Resolução nº 400/2016 da ANAC, com a oferta de opções como reembolso e reacomodação”, diz o comunicado oficial divulgado no site da agência. 

CRISE

A Avianca, que operava no Brasil com 37 voos em média por dia, está desde 2018 em recuperação judicial. Por conta da crise, a empresa precisou cancelar voos e perdeu grande parte de sua frota na justiça. Considerada a quarta maior companhia aérea do Brasil, acumulava em dezembro dívida de 493,8 milhões.

Reflexo disso foi sentido entre os funcionários, que alegam não ter recebido salários e nem o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Por conta disso, na semana passada comissários e pilotos da Avianca fizeram uma paralização nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A Avianca alegou que a forte crise econômico-financeira que enfrenta é reflexo do combo recessão econômica, aumento do combustível e variação do câmbio.

A companhia, em nota à imprensa, informa que está suspendendo temporariamente suas operações e reitera que está totalmente focada em dar continuidade ao seu Plano de Recuperação Judicial. Ainda de acordo com empresa, a companhia continuará cumprindo a Resolução 400 da Anac para atender aos passageiros que tiveram seus voos cancelados e reforça que atua na busca de soluções para restabelecer a sua operação.

Avianca