74% dos consumidores desconhecem valor pago em impostos nos produtos

Entre os pequenos empresários, somente 22% sabem qual o percentual de tributos pagos segundo o levantamento da CNDL e do SPC Brasil

Mesmo com a obrigatoriedade de lojas e estabelecimentos informarem o valor dos impostos embutidos em um produto na hora da compra desde 2013, a maioria dos consumidores desconhece essa informação. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 74% das pessoas não sabem quanto pagam de imposto nas compras.

Segundo o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (27), mesmo sem o conhecimento do valor pago em tributos, 93% dos brasileiros acreditam que a tributação é um fator que contribui para que alguns produtos tenham preço mais elevado no mercado. A falta de transparência é o motivo da queixa de 95% dos clientes.

Pequenos empresários

A pesquisa também ouviu os empresários sobre seus hábitos de conferir quanto pagam de tributos. Entre os pequenos empresários, 22% dizem que sabem exatamente o percentual de imposto embutido nas transações financeiras e comerciais.

Já outros 32% dizem saber do valor aproximado, enquanto a maior parte, com 41%, não soube responder. O estudo aponta, ainda, que 90% dos micro e pequenos empresários consideram injusto o sistema tributário no Brasil.

JÁ VIU? Hipersegmentação do consumo representa desafio para os supermercados

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS