Conheça as 50 marcas mais valiosas do Brasil

Bradesco ocupa primeira posição do ranking feito pela Kantar e divulgado com exclusividade. Itaú e Skol ocupam segundo e terceiro lugar, respectivamente

Por: - 6 meses atrás

valiosas

Conceitos que geram negócio e dirigem a trajetória de uma companhia. O ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, divulgado pela Kantar com exclusividade para a CM, traz as ideias e iniciativas de empresas que mais geraram lucro, investimento e fidelidade do cliente no país em 2019.

Em um seminário realizado nesta terça-feira (28), a Kantar, em parceria com a IstoÉ Dinheiro e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), apontou os resultados da pesquisa anual que estabelece um ranqueamento das marcas de acordo com seu crescimento no mercado financeiro, seu aumento de fidelidade e compradores.

Segundo Eric Salama, CEO Global da Kantar, é preciso entender o que move o comportamento do consumidor, codificar novos nichos e buscar novas oportunidades. “Você precisa entender os benefícios e os desejos do novo consumidor, como ele gasta o dinheiro e o que ele busca alcançar. O consumidor quer uma prova do produto, viver uma experiência, ele tem outros desejos hoje”, conta.

Sonia Bueno destaca o case da Coca-Cola, que penetra em 85% dos lares brasileiros e se tornou uma opção para quase a totalidade deles. “As marcas precisam sair da zona de conforto, oferecer novas soluções, inovadoras, comunicar e transformar o seu negócio”, afirma a CEO Brasil da Kantar.

Presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, recebe prêmio de marca mais valiosa do Brasil. Crédito: Douglas Luccena

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Metodologia

Diversos rankings são desenvolvidos pela empresa, entre eles o das marcas mais fortes e mais valiosas. Para esses estudos, a metodologia para avaliação é feita a partir de três indicadores: o valor da marca, o poder da marca e a escolha da marca.

Eric Salama revela que comunicação, inovação, experiência para o consumidor, comunicação multiplataforma e engajamento são pontos chave para o desenvolvimento de qualquer marca e que o Brasil deve investir nisso. “Marcas brasileiras são fortes, mas precisam investir mais para fazer o consumidor se apaixonar, saber que o que ele está consumindo é diferente do resto e não se prender à referências de fora”, revela.

Eduardo Tomiya, Managing Director da Kantar no Brasil, reforçou a ideia de que significado e diferenciação são indispensáveis para o crescimento de qualquer empresa. “A reputação e o conceito talvez sejam os ativos mais importantes de uma marca”, finaliza.

Confira o ranking completo abaixo

1- Bradesco

2- Itaú

3- Skol

4- Brahma

5- Globo

6- Antarctica

7- Magazine Luiza

8- Petrobras

9- Renner

10- Amil

11- Natura

12- Ypê

13- Sadia

14- Bohemia

15- Ipiranga

16- Lojas Americanas

17- Ypióca

18- Vivo

19- Embratel

20- Banco do Brasil

21- NET

22- Localiza

23- Drogasil

24- Porto Seguro

25- B3

26- Droga Raia

27- Seara

28- Schin

29- Netshoes

30- CVC

31- TOTVS

32- Cielo

33- Pão de Açúcar

34- Casas Bahia

35- Suvinil

36- Iguatemi

37- SBT

38- Caixa

39- Bauducco

40- Gol

41- Estácio

42- Buscapé

43- Havaianas

44- Fleury

45- Smiles

46- Arezzo

47- Dorflex

48- Tigre

49- Perdigão

50- Extra