Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

No Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, confira iniciativas e pesquisa que aponta as companhias mais sustentáveis do mundo e projetos humanizados

Sustentabilidade é um assunto em pauta nas conversas do dia a dia das pessoas, inclusive dentro das empresas. Promover uma ação sustentável ou desenvolver um projeto em prol do meio ambiente têm se tornado uma iniciativa recorrente em companhias no mundo e no Brasil.

O aumento do número de empresas sustentáveis também tem sido significativo. No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o que podemos aprender com iniciativas sustentáveis de grandes empresas?

Google

Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa em projetos inovadores. Em setembro do ano passado, a empresa sustentável anunciou um financiamento de 75 milhões de dólares para a instalação de painéis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Natura&Co

Um dos grandes cases nacionais de empresas sustentáveis é a Natura. Reconhecida como uma das mais humanizadas do país, a companhia também é tida como uma fabricante de produtos de beleza com grande preocupação socioambiental.

A Natura conseguiu, ao longo dos anos, repassar sua percepção de valor aos clientes de como a proteção à natureza e às riquezas naturais das florestas. Para isso, a marca utiliza estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país, como a castanha do pará, a erva doce, entre outros.

Com essas estratégias, a empresa consegue gerar uma boa renda para os agricultores e preserva a natureza com a adoção de práticas conservacionistas.

LEIA TAMBÉM: Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

empresas sustentáveis

Unilever

A Unilever é uma das maiores empresas sustentáveis de embalagens do mundo e está presente no mercado há mais de 30 anos.  Por conta do ramo de atividade, com a produção de mercadorias feitas a partir de plástico, borracha e papel, a empresa já foi uma das que mais causava impactos na natureza.

A Unilever tomou consciência da sua atividade e do que ela poderia causar ao meio ambiente e reformulou o design de todos os seus produtos, visando diminuir o consumo de plástico, papel e borracha. Essa proposta deu tão certo, que a empresa alcançou um índice de redução de 305%.

Kering SA

A empresa francesa mais conhecida pelas marcas de consumo que possui – as grifes Gucci, Yves Saint Laurent e Alexander McQueen, está entre uma das mais sustentáveis do mundo. A companhia mostrou que leva a sustentabilidade a sério, utilizando mais de 40% de produtos vindos de fontes sustentáveis certificadas. Outro fator notável é que mais de 60% do conselho de diretores da Kering é formado por mulheres – a média de grandes corporações é menor do que 20%.

empresas sustentáveis

Foto Pexels

Reserva

Reserva reúne um case de atividades humanizadas e propostas sustentáveis. Um dos projetos são as roupas sustentáveis e com tecnologia aplicada, que utilizam fibras como cânhamo, algodão orgânico e algodão colorido na linha das camisetas, polos e básicos.

O jeans, feito com sobras da produção, reduz o processo de lavagem – o material é um dos maiores poluentes da indústria têxtil. Mas a iniciativa mais conhecida da Reserva é o 1P5P, 1 peça, 5 pratos. A ação da marca converte peças de roupa em pratos de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar, que sofrem com falta de acesso físico, social e econômico a alimentos. Segundo o IBGE, um em cada quatro brasileiros – cerca de 25% da população – encontra-se nesta situação.

Até o final de 2018, já foram levantados mais de 8,5 milhões de pratos de comida para quem passa fome no país.

empresas sustentáveis






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS