A casa dos sonhos: bela, funcional e sustentável

CASACOR 2019: Veja como trazer à vida um ambiente com tudo o que você precisa e ao mesmo tempo, eco-friendly. Separamos os melhores ambientes da mostra

Por: - 2 meses atrás

Já pensou em reavaliar os espaços de convivência das casas em que vivemos? Também parou para pensar como a construção de uma nova obra, interfere diretamente no ecossistema? A CASACOR 2019 traz propostas contemporâneas que repaginam o espaço destinado ao viver e fomenta propostas 100% sustentáveis.

A maneira como vivemos afeta diretamente o meio ambiente, isto já é um fato comprovado e parte do imaginário moderno. Mas muitos ainda não pensam que a arquitetura e construção imobiliária são grandes responsáveis pelo uso excessivo de água, por exemplo, assim como de matérias primas naturais e poluentes fluviais e eólicos.

CASACOR

Nomeada de “Planeta Casa”, a mostra tem como missão desdobrar o universo particular de quem habitaria os ambientes e também nos faz ver com outros olhos a maneira a qual conhecemos a distribuição de espaços e materiais utilizados para levantar um ambiente.

VEJA MAIS: Confira 7 “casas do futuro” projetadas no século 20

Em nossa curadoria, pensamos em três ambientes que traduzem muito bem o conceito sustentável do morar.

Com materiais reutilizáveis e decoração eco-friendly, os arquitetos criaram casas extremamente funcionais, modernas e feitas para preservar o conforto do dia-a-dia.

Saleta Pausa de Ana Sawaia

Uma pausa agradável. Já pensou como seria extraordinário enxergar a casa desta maneira?

O foco é o uso de materiais e mobiliário que acolhem e trazem aconchego. Todo o revestimento é composto de mineral off-white, feito de terra e com 0% de emissão de CO². O ambiente ainda conta com uma abertura superior envidraçada para substituir a necessidade de iluminação elétrica durante o dia.

CASACOR

Casa Conecta por Ticiane Lima

Este espaço é a epítome da integração e inteligência de ambientes. Com foco em tons claros, em contraste à modernidade do cinza e preto, a casa ainda conta com painéis feitos de barro e todos os materiais utilizados em sua construção podem ser reaproveitados para novas empreitadas.

CASACOR

Lite por Duda Porto

Esta construção com 0% de concreto, contou com um processo limpo e diminuiu o uso de água e a os impactos de poluição no ar. A ideia é um espaço natural, verde e que alivie um pouco do excesso de vida urbana das grandes cidades.

Fotos: Evelyn Müller e Denilson Machado