Voador e brasileiro: EmbraerX apresenta seu modelo de aeronave para a Uber

Companhia brasileira mostrou seu protótipo durante a Uber Elevate Summit, conferência que acontece anualmente em Washington nos EUA

Por: - 5 meses atrás

Uber Elevate EmbraerX

Quem lembra do “Ubercóptero”? Função estreada em 2016 para usuários de São Paulo que, trazia voos comerciais dos Aeroportos até famosos helipontos dos principais picos da cidade. O serviço não deslanchou e em pouco tempo a plataforma desabilitou a opção, que ofertava o preço inicial de R$ 66,00.

Já em 2017, a Uber investiu pesado no modelo aéreo de transporte. Estreou o Uber Elevate Summit, uma conferência anual para apresentar ideias e ouvir empresas aéreas sobre os próximos passos da companhia, que mira em uma nova tentativa de UberCOPTER.

VEJA MAIS: Tudo pronto para o Uber operar no transporte público – e a cidade já foi escolhida

A edição de 2019, que aconteceu esta semana, aflorou-se em meio a polêmicas de um helicóptero comercial que colidiu com um prédio em Nova York, no bairro de Manhattan. O acidente levantou uma discussão no país sobre a necessidade do uso do transporte aéreo para viagens cotidianas. E isso seria um fator que, poderia atrapalhar o andamento das inovações ambicionadas pela Uber.

Uber Elevate EmbraerX

Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX, braço inovativo da gigante aérea brasileira Embraer, apresentou o projeto que ainda está apenas no digital, do que seria a versão tupiniquim da aeronave inovadora do Uber Elevate, que promete, em modelo similar ao helicóptero, cortar congestionamentos e facilitar a locomoção nas grandes cidades.

LEIA TAMBÉM:  Bosch trabalha em tecnologia para táxis voadores

Um voo de Uber acessível e barato

Este modelo apresentado tem foco na simplicidade e no uso popular. A tecnologia da Embraer também mira a sustentabilidade, já que o protótipo apresenta uma versão que poderia ser recarregada eletricamente, sem combustíveis. O que já seria um grande avanço para diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, em mais uma forma de transporte que pode contribuir enormemente para tal problemática urbana.

Uber Elevate EmbraerX

eVTOL, modelo apresentado pela EmbraerX durante o Uber Elevate Summit 2019

No próximo ano, a Uber pretende iniciar seus testes em três cidades: Melbourne na Austrália,  Los Angeles e Dallas nos Estados Unidos. Apesar do envolvimento da EmbraerX, ainda não há previsão da chegada do serviço ao Brasil. Visto que, São Paulo é a terceira maior cidade mundial a utilizar o serviço de corridas por aplicativo.

A preocupação da EmbraerX, no entanto, é criar um modelo que seja seguro e possua as melhores certificações por órgãos oficiais. O CEO da empresa não informou se o modelo já estará preparado para os testes iniciais ou para a operação comercial, que deve começar com força total em 2023.