Conheça o controle remoto que é movido pelos olhos

O X1 Eye Control é a mais nova tecnologia apresentada pela Comcast e permite a mudança de canais, acesso ao guia de programas e todas as opções interativas de um controle remoto apenas com a força do olhar fixo

Por: - 2 meses atrás

De acordo com dados levantados pela Comcast, companhia que é dona da NBCUniversal, 48 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem com alguma deficiência física que afeta os membros responsáveis pelos nossos movimentos básicos. Dentre as doenças mais comum estão a esclerose e síndromes que ligadas diretamente a coluna.

VEJA MAIS: Acessibilidade: empatia motiva criação de startup brasileira premiada pelo Google

A TV americana ainda possui um grande poder de alcance e índices gigantescos de audiência. Ao contrário dos outros países, a mídia tradicional tem muita força por lá. Com este dado em mente, a empresa de entretenimento deduziu que essa grande parcela da população com algum tipo de deficiência possuía dificuldades pra assistir à televisão e escolher o conteúdo de sua preferência.

O futuro é inclusivo

O X1 Eye Control é a mais nova tecnologia apresentada pela Comcast e permite a mudança de canais, acesso ao guia de programas e todas as opções interativas de um controle remoto apenas com a força do olhar fixo. Para funcionar é preciso possuir ou adquirir a TV Box da empresa, a X1 Infinity.

A tecnologia funciona via web, portanto é necessária a conexão com a internet, tanto para controlar as funções como para parear o controle ao equipamento televisivo. A navegação promete ser fácil e extremamente intuitiva.

Em um equipamento muito similar ao tablet, é possível utilizar o touch screen e também o controle por voz. Tudo isso permite uma infinita gama de possibilidades, mesmo para quem não tem nenhuma necessidade física especial.

Um controle remoto democrático

A Comcast espera que a nova tecnologia facilite o acesso ao entretenimento para quem é portador de alguma deficiência. Inclusive, o controle é capaz de ativar legendas, modos auditivos especiais e áudio descrição. Um pacote completo de inclusão e acessibilidade.

Para o lançamento, a marca apresenta o produto com um vídeo real de um cliente que sofre de Atrofia Muscular Espinhal. Jimmy Curran, o homem apresentado durante as filmagens, testa o produto e compartilha um pouco de sua história. Assista abaixo: