Pavlok: o bracelete que dá choques em quem sai da dieta

O novo gadget é direcionado para quem precisa seguir uma dieta restrita ou quer parar de beber e fumar. A ideia é a de que o usuário se auto puna, a cada vez que praticar um hábito inadequado

Por: - 4 meses atrás

Você possui algum vício ou hábito incontrolável? Imagine só levar um choque a cada vez que você quebrar a dieta ou fumar um cigarro. Esta terapia de choque portátil foi lançada pela Amazon e leva o nome de Pavlok. Um bracelete conectado ao seu celular via app que proporciona uma descarga elétrica de 350V em quem quebra o próprio protocolo.

VEJA MAIS: Inovação no pulso: a onda dos smartwatches

Uma terapia para lá de alternativa

O novo gadget é direcionado para quem precisa seguir uma dieta restrita ou quer parar de beber e fumar. A ideia é a de que o usuário se auto puna, a cada vez que praticar um hábito inadequado que quebre seu programa alimentar ou sobriedade. O site declara que após algum tempo, o cérebro começará a associar o hábito a algo ruim.

E caso a pessoa seja pega no flagra por alguém próximo, a pessoa também pode dar um choque com apenas um toque no celular. Também é possível programar as descargas para horários específicos. Caso a pessoa durma demais, ela poderá habituar-se a acordar cedo com o uso consistente do dispositivo.

A tecnologia comercializada pela Amazon, sai por US$199,99, uma quantia aproximada de R$777. Por enquanto a venda é exclusiva nos portais internacionais da Amazon. A comunicação foca no público fitness, que em sua maioria, segue dietas restritivas para um melhor desempenho físico.

Em meio ao auge dos wearables, dispositivos tecnológicos para vestir, como os relógios inteligentes e óculos de realidade virtual, a Pavlok surge com uma ideia exótica de controle de hábitos e vícios. A pergunta que fica: Será que o produto sobreviverá as polêmicas ou será um sucesso de vendas? Acompanharemos este case de perto.