Norte-americana desembarcou no País em 2014 e ainda estrutura sua operação. Diretor de varejo da empresa no Brasil falou sobre os principais desafios deste mercado
A Amazon, maior varejista online dos Estados Unidos e empresa mais valiosa do planeta, avança aos poucos no Brasil. A empresa de Jeff Bezos entrou no e-commerce brasileiro em 2014 e, desde então, tem atuação discreta, sem ameaçar trazer grandes novidades tecnológicas para cá ou abocanhar uma grande parcela das vendas, como apostava parte do setor varejista.
Segundo o último ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) a Amazon é apenas a 13ª maior varejista online do Brasil, com faturamento estimado em R$410 milhões em 2017.
A companhia preferiu dar pequenos passos por aqui. Só depois de quase cinco anos de operação a gigante varejista abriu seu primeiro grande Centro de Distribuição, em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.
Daniel Mazini, diretor de varejo da Amazon no Brasil, falou à NOVAREJO sobre logística, meios de pagamento e aceitação dos produtos de marca própria, desafios da operação da Amazon no Brasil.
Confira:
NV: Quais os principais desafios que o Brasil oferece para uma empresa como a Amazon?
Daniel Mazini: Eu trabalhava em Seattle, no headquarter, antes de vir para cá. É muito comum para países novos, não só para o Brasil, desafios relacionados à logística. Cada país é diferente um do outro, cada país tem suas peculiaridades, e o Brasil não é diferente. Tem o parcelamento no cartão de crédito, boleto e a parte de legislação, que precisa adaptar para cada país. Eu não vejo um desafio específico para o Brasil. Países como Turquia ou Austrália também têm seus desafios, só para citar alguns onde a gente se lançou recentemente.
NV: E quais são as particularidades do Brasil em meios de pagamento?
DM: Temos de pensar diferente, principalmente em relação ao fluxo de caixa, que no Brasil é diferente. Tem o boleto, que a gente recebe imediatamente, mas o parcelamento não. Então, são fluxos de caixa diferentes. A Amazon é uma empresa que foca bastante em fluxo de caixa, isso é conhecido, então a gente precisa fazer coisas diferentes no Brasil.
NV: No mundo, os produtos Amazon são os mais vendidos no e-commerce da marca. Como está a aceitação desses produtos aqui no Brasil?
DM: Aqui nós vendemos o Kindle e seus modelos, que são geralmente os mais vendidos diariamente. Em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, são os mais vendidos. É um produto que vai muito bem.
NV: O que a inteligência de dados da Amazon tem descoberto de diferente no consumidor brasileiro?
DM: Primeiro tem uma similaridade (com os outros mercados). Todo consumidor gosta de entrega rápida, catálogo com muitos produtos e bons métodos de pagamento. Aqui no Brasil, a gente vê como o e-commerce é bem mais desenvolvido em algumas categorias do que em outras. Os produtos eletrônicos, quaisquer aparelhos de ligar na tomada, livros e outras mídias são fortes. E a gente vem acompanhando como as pessoas começam a transitar por outras categorias, como produtos de beleza e cuidados pessoais e roupas.
NV: Quais informações dos consumidores captadas pela Amazon são as mais valiosas?
DM: A gente pede pouquíssima informação do cliente quando ele cria uma conta. Se você tentar criar uma conta a gente pede e-mail, número de telefone e o nome. Se você não fizer uma compra a gente não pede mais nada. Nós trabalhamos muito não com detalhes das informações dos clientes, mas com o comportamento deles no site. A gente vê se a pessoa compra muito um tipo de eletrônico ou tipo de roupa, é muito mais pelo comportamento e frequência. Nós podemos até chegar em conclusões erradas observando o comportamento, achando que a pessoa é uma coisa, mas na verdade é outra.
NV: Como está a transferência da operação para o CD de Cajamar?
DM: Começamos em 2014 com um armazém em Barueri, que vendia livros e aparelhos Kindle. Agora, com o lançamento de mais categorias em janeiro, inauguramos esse novo armazém em Cajamar. Ele vem por dois motivos: a área é bem maior, então o espaço físico em Cajamar estava bem conveniente, e qualquer endereço nessa região do Rodoanel para um primeiro centro de distribuição é muito conveniente. É lógico que São Paulo e a região Sudeste como um todo têm uma grande demanda, mas também acesso fácil a aeroportos para Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Então, como primeiro passo logístico, é uma área bem óbvia para a gente começar.
NV: Vocês têm feito parcerias com companhias aéreas?
DM: A gente faz parceria com transportadoras e elas fazem parceria com as empresas aéreas. Temos várias transportadoras que trabalham com a gente e elas utilizam as empresas aéreas, e nós dependemos muito do uso do avião, dependendo da promessa que oferecemos ao cliente. Quando falamos que vamos em entregar em X dias a gente usa o avião, mesmo que no começo não faça muito sentido do ponto de vista econômico, mas queremos atender naquela velocidade prometida.
Com o tempo, vamos acompanhando para onde estamos enviando via avião e tentamos balancear esses custos com a nossa ferramenta de logística. Aí veremos se vale a pena criar uma rota rodoviária ou uma reserva maior de espaço em aviões por conta do aumento da demanda. Nosso sistema trabalha nisso diariamente, recalculando essa demanda, pensando sempre que a experiência do cliente vem primeiro e depois o custo para viabilizar isso. Com o tempo a gente vai tentando diminuir (o custo).
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
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IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
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Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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