A reinvenção da Volvo: de montadora a provedora de energia

A Volts, startup criada pela montadora, surgiu após intensa reflexão sobre energias renováveis e como repassar esse conteúdo aos motoristas. Entenda

Por: - 3 meses atrás

Volvo Foto Appolinary Kalashnikova | Unsplash

Uma das grandes apostas nos corredoras do júri do Innovation Lions deste ano é a startup criada para a Volvo, chamada Volts. A ideia surgiu na Bélgica, após um intenso processo de pesquisa da agência parceira da Volvo.

Para responderem ao desafio da Volvo, de participar da pauta de sustentabilidade e consumo de energia limpa, a agência iniciou um exaustivo trabalho de pesquisa para entender o que as pessoas que consumiam energia elétrica sabiam sobre o assunto.

Ao invés de caírem no lugar comum, recomendando que a Volvo criasse o seu próprio carro elétrico, seguindo montadoras como a BMW, Mercedes-Benz e tantas outras, a ideia tomou uma dimensão muito mais ampla.

Volvo

Foto Unsplash

Ao longo da pesquisa a agência descobriu que 56% dos motoristas que conduziam carros elétricos no país não sabiam a origem da fonte da eletricidade que os abastece. Se preocupavam em comprar um carro elétrico, mas não de onde a eletricidade vinha. Poucos, somente 24%, admitiam que abasteciam os seus carros com energia não-renovável. E, destes, 71% indicavam o desejo de mudar o abastecimento para energia limpa.

Confira a cobertura completa do Festival Cannes Lions

Baseados nesses fatos, a recomendação começou a ser criada em forma de uma provocação para a Volvo. E se a Volvo pudesse, ela própria, oferecer energia limpa? Responder essa pergunta oferecia uma série de implicações que é possível supor para uma empresa sem esse expertise começar a operar. Para viabilizar a ideia, foi proposto um acordo com uma empresa de energia local belga (Eneco), identificada após um criterioso mapeamento das empresas mais bem ranqueadas do país.

Volvo

Uma ideia bem fundamentada e articulada com parceiros externos experts no assunto, que não apenas resolve o desafio da Volvo, como a coloca em um outro patamar, de montadora para provedora de energia. Ao poder oferecer energia, a Volvo também sai da garagem para ampliar sua atuação para toda a casa de seus consumidores. Passa a fazer parte de uma forma mais estendida para toda a família. E passa a ter uma nova fonte de faturamento a partir de um novo modelo de negócio, além de atender a um chamado de sustentabilidade do planeta. Esse projeto faz parte do compromisso da Volvo de ser carbono neutro até 2025.

Veja o vídeo aqui.