Conheça o sapato feito 100% à base de plantas

A sapatilha totalmente biodegradável é feita sem desperdício e sem causar nenhum prejuízo ao meio ambiente. Sapato custa, em média, US$200

Por: - 3 meses atrás

feito Crédito: Divulgação

Parece um sapato qualquer, mas esse produto é feito 100% à base de plantas. Fabricado inteiramente a partir de componentes com vegetais, ele é o primeiro calçado a ser 100% biodegradável, sem desperdício e sem promover degradação ao meio ambiente, tanto em sua produção quanto após seu descarte.

O sapato de plantas conta com uma lona superior feita com uma mistura de algodão orgânico e cascas de abacaxi. De acordo com a empresa responsável pela produção, o abacaxi é utilizado como substituto da camurça. A palmilha é fabricada com kenaf africano e feltro de milho, que fornece resistência ao desgaste e respirabilidade para o usuário.

LEIA MAIS?: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Produção

Como provavelmente se pode imaginar, esse não é o tipo de sapato produzido em grandes quantidades, especialmente com alguns dos métodos mais antigos de fabricação de sapatos que alguns componentes exigem (apenas o material da sola sozinho requer dezenas de operações).

Por essa razão, o sapato é produzido em pequenos lotes com quantidades limitadas, embora eles sejam reabastecidos um pouco quando um lote é vendido. Ainda segundo a fabricante, o produto não pode ser feito em grandes quantidades, principalmente por conta dos materiais e o processo de produção. O sapato de plantas está à venda a partir de US$200.

LEIA TAMBÉM: Fast Fashion cria moda sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja