Pesquisar
Close this search box.
/
/
O cliente é um só: o desafio de unificação do Carrefour

O cliente é um só: o desafio de unificação do Carrefour

Atendendo às necessidades do cliente, o Carrefour investiu na unificação do atendimento. Nesse processo, a parceria com o Grupo Services foi essencial. Entenda

Quem já buscou o contato de uma empresa e encontrou telefones, e-mails e portais variados entende o quão importante é a unificação de um atendimento. O que nem todos sabem, porém, é que essa é uma questão que já está sendo percebida pelas empresas. Um exemplo nesse sentido é o Carrefour. A empresa conta com diversas divisões e formatos de atuação. Por isso, até pouco tempo atrás, oferecia diversos pontos de contato para o cliente.

Essa realidade não fazia feliz nenhuma das partes: nem o Carrefour, nem o cliente. “A cada momento, o consumidor entrava em contato por um canal diferente”, conta Fabio Bittencourt, diretor de Call Center DVA do Carrefour. A empresa, então, desenhou um roadmap, chamado “One Carrefour”.

Confira a cobertura do CXI!

Ele conta que a primeira decisão importante foi a mudança da estrutura de gerenciamento. Antes, cada modelo tinha sua própria área de atendimento. Depois, foi feita uma reestruturação: as redes sociais passaram a ter uma estratégia única, por exemplo. Com isso, esse meio de contato ganhou solidez: os clientes passaram a utilizá-lo com mais frequência e a empresa passou a levá-lo mais a sério.

 

Segundo Bittencourt, esse contexto levou à necessidade de escolha de um parceiro. Após uma criteriosa seleção, o Grupo Services foi escolhido. “É desafiador, mas essa história vem dando frutos”, conta Bruno Marinho, superintendente Executivo de Tecnologia e Planejamento do Grupo Services. Hoje, o colaborador tem uma visão completa do relacionamento.

Na visão do executivo do Carrefour, o principal ponto de evolução é a percepção de que o relacionamento é estratégico, assim como a criação de um ponto de contato único, que facilita a experiência. “Criamos um ecossistema, considerando todas as pontas de contato”, afirma Marinho. Esse processo acontece no novo site do Grupo Services, chamado All In One (AIO).

Dessa parceria nasceu também uma assistente virtual chamada Carina. Como conta Bittencourt, ela foi escolhida pelos clientes do Carrefour, em um processo que envolveu divulgação e votação e, por fim, fez com que a robô – caracterizada como uma mulher que é mãe de dois filhos e começou a carreira como patinadora na loja – foi a vencedora. “Entendemos que o atendimento precisa ser híbrido, ou seja, as chamadas mais simples precisam ser direcionadas ao bot”, afirma o executivo do Carrefour.

Marinho conta ainda que foi feita uma nuvem de palavras para investigar o que é dito pelo cliente do Carrefour. “Entendemos que havia clientes que queriam utilizar o cartão e isso gerou oportunidades”, conta. Nesse sentido, Bittencourt afirma que atualmente o cliente entra no WhatsApp até para solicitar informações sobre ofertas. Ou seja, o canal que, inicialmente, havia sido criado para atendimento, se transformou em oportunidade de negócio.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]