Descubra quais são as marcas favoritas dos brasileiros

Levantamento feito pela Kantar, com dados do Brand Footprint, traz o ranking das marcas favoritas dos brasileiros na hora das compras e as diferentes escolhas de acordo com características socioeconômicas

Por: - 2 meses atrás

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Como você escolhe os produtos que consome? Sabiaa que a maioria dos brasileiros, além do orçamento, também leva em conta, a credibilidade das marcas? É isso que mostra o levantamento feito pela Kantar com dados do Brand Footprint. A pesquisa traz o ranking das marcas favoritas dos brasileiros na hora das compras e as diferentes escolhas de acordo com características socioeconômicas.

O que diverge a decisão por uma marca de uma classe social para a outra, em sua maioria, é justamente o orçamento. Porém, existem denominadores em comum entre todas as classes. Colgate, Coca-Cola e Ypê são unanimidades entre os brasileiros. Sendo a primeira, uma das marcas com maior índice de memorabilidade popular. A gigante de produtos de higiene bucal é a quarta favorita da classe C com 86,3% de penetração e a quinta das classes AB e DE com 88%. Já a Coca-Cola consolida-se como a marca favorita dos brasileiros.

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“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

As marcas que são preferência nacional

A Ypê, marca de produtos de limpeza com grande alcance nacional, é a segunda favorita do público AB com 94,1% e a líder da classe DE com 86,9% de penetração.

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Uma das maiores curiosidades do levantamento, está na categoria de refrigerantes. A Coca-cola é a principal escolha nacional, com 88,8% de penetração nas classes AB e 76,1% na classes DE.

As favoritas por classe socioeconômica

O que surpreende é a Maratá, a marca vende bebidas com um custo mais acessível e é a segunda marca favorita entre as classes mais baixas.

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[3]

– milhões)

1 Ypê 86,9% 7,7 107,0
2 Maratá 49,0% 10,4 95,0
3 Vitarella 54,6% 9,3 88,0
4 Coca-Cola 76,1% 8,0 82,0
5 Colgate 87,8% 6,5 80,0
6 Soya 84,3% 6,5 75,0
7 Nissin 77,3% 6,5 68,0
8 Italac 75,9% 5,6 61,0
9 Sorriso 81,7% 5,4 60,0
10 Tang 66,4% 6,2 56,0

 

A classe AB escolhe a Sadia como sua marca de alimentos favorita, com uma penetração de 82,3% e entre os lacticínios, a escolhida é a Italac, com 76%.

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[1]

– milhões)

1 Coca-Cola 88,8% 12,4 162,0
2 Ypê 94,1% 8,1 137,0
3 Sadia 82,3% 6,9 89,0
4 Italac 76,0% 6,7 83,0
5 Colgate 87,7% 6,1 82,0
6 Piracanjuba 78,1% 5,4 70,0
7 Omo 80,0% 5,9 69,0
8 Vigor 70,6% 6,8 68,0
9 Nestlé 86,3% 5,6 67,0
10 Itambé 64,4% 7,3 65,0
As queridinhas da classe média

As primeiras posições entre as favoritas da classe C se assemelha com as escolhas feitas pelas classes AB, a Coca-Cola segue líder com 85,7% de penetração e a Italac sobe para o terceiro lugar com 77,8%.

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[2]

– milhões)

1 Coca-Cola 85,7% 10,6 246,0
2 Ypê 92,2% 7,9 240,0
3 Italac 77,8% 6,4 148,0
4 Colgate 86,3% 5,9 144,0
5 Tang 70,5% 7,2 138,0
6 Nissin 75,0% 6,2 126,0
7 Qualy 71,9% 6,0 117,0
8 Nescau 74,9% 5,4 115,0
9 Soya 77,7% 5,2 111,0
10 Piracanjuba 72,5% 5,1 110,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar.