87% dos consumidores estão dispostos a testar fintechs para serviços bancários

Pesquisa da iProspect aponta desafios e oportunidades da transformação digital no setor financeiro no Brasil e na América Latina

Por: - 4 meses atrás

fintechs

O estudo “A nova relação digital: uma história sobre finanças e o setor bancário”, da iProspect, aponta que 87% dos consumidores estão dispostos a testar fintechs para serviços bancários na América Latina.

O levantamento mostra que 21% dos clientes bancários têm intenção de manter negócios com seus bancos atuais e 87% dos consumidores estão dispostos a conhecer um player não tradicional.

A pesquisa revela que o potencial de geração de receita a partir das pessoas que não têm nenhum ou pouco acesso aos bancos, pode chegar a US$ 34 bilhões, o que impulsiona tanto o setor financeiro quanto o comércio tecnológico.

Segundo a iProspect, o intuito do estudo – desenvolvido com base em entrevistas de quatro mil consumidores do Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina –, foi entender a relação das pessoas com os bancos e as fintechs para ajudar players do setor.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Inovação

Por outro lado, a pesquisa aponta que 32% dos consumidores já utilizam serviços bancários tradicionais e não tradicionais e 25% gerenciam suas finanças em ambientes digitais.

Dos entrevistados, 68% dos consumidores optam por bancos tradicionais por apresentarem transações seguras, 56% confiam na estabilidade da instituição, 49% confiam no banco e 43% afirmam que existe uma filial perto de suas residências.

Ainda, 46% dos consumidores esperam das instituições bancárias uma solução de atendimento de última geração, disponível 24 horas; 35% querem websites intuitivos para desktop e dispositivos móveis; e 34% buscam por bancos que tenham programas de benefícios.

 JÁ VIU? Rappi se une a Visa e lança cartão pré-pago