Startup alemã recicla grãos de café para produzir xícaras e copos

Iniciativa da startup Kaffeeform recicla grãos de café e os transforma em copos e xícaras reutilizáveis e com alta resistência

Por: - 2 meses atrás

grãos de café

Já imaginou fazer xícaras e copos com grãos de café reaproveitados? Essa é a iniciativa da startup Kaffeeform, que recicla grãos de café e os transforma em copos e xícaras reutilizáveis. A empresa funciona desde 2015 em Berlim, na Alemanha.

Os grãos de café utilizados no processo são recolhidos em cafeterias na cidade e todo o processo de fabricação é feito localmente, com a ajuda de uma organização social. A ideia para o negócio surgiu justamente após muitos expressos, quando o fundador da Kaffeeform, Julian Lechner, estudava design de produto na Itália.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

O primeiro protótipo foi criado em 2009, mas foram necessários muitos testes até chegar na forma atual. Ao todo, cinco anos foram gastos na pesquisa e desenvolvimento do produto, que foi lançado ao público há quatro anos.

Produção

Para chegar a um resultado tão sólido, o material é misturado com biopolímeros (plásticos de origem natural), amido, celulose, madeira, resinas naturais, ceras e óleos. Graças a isso, os copos e xícaras criados pela empresa podem ser lavados na máquina e resistem a quedas.

VOCÊ VIU? Cápsulas de café: de onde vêm e para onde vão?

As características do Kaffeform deixam um aspecto marmorizado em todos os seus produtos, além de um leve cheirinho de café.

grãos de café

JÁ VIU? Startup cria canudo comestível como alternativa para plástico