Facebook é multado em 1 milhão de euros por órgão de proteção de dados da Itália

O motivo da punição foi o compartilhamento de dados de italianos no caso conhecido como Cambridge Analytica. Uma apuração similar está ocorrendo no Brasil

Crédito: Shutterstock

A agência de proteção de dados pessoais da Itália (conhecida pela sigla DPA) multou o Facebook em 1 milhão de euros por violações cometidas no caso da agência de análise de dados, Cambridge Analytica. Segundo a própria rede social, informações de 87 milhões de usuários foram vazadas por meio de um teste psicológico e usadas pela Cambridge.

Segundo um comunicado da DPA, 57 italianos haviam baixado o aplicativo “Thisisyourdigitallife” por meio do login do Facebook. A partir desses usuários, a Cambridge Analytica teve acesso aos “amigos dos amigos” das pessoas que baixaram o app, resultando em um total de 214.077 usuários italianos alcançados somente no território italiano.

LEIA MAIS:
Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Facebook: documentos detalham o caso Cambridge Analytica

Em um primeiro momento, o Facebook se mostrou disposto a encerrar a investigação pelo órgão italiano mediante o pagamento de 52 mil euros. No entanto, segundo o órgão, as infracções cometidas pela empresa alcançaram um grande número de usuários, o que fez a DPA revisar o valor. Nesse sentido, alcançou-se o valor final de 1 milhão de euros.

Investigação similar no Brasil

Uma investigação com contornos semelhantes vem ocorrendo também no Brasil por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Recentemente, a Consumidor Moderno publicou detalhes dessa apuração no País, que alcançou um total de 443.117 brasileiros. LEIA AQUI.

 

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS