Ikea planeja aplicativo para venda online

Maior varejista de móveis do mundo vai unificar em uma única ferramenta outros três aplicativos da empresa e permitir compra por dispositivo mobile

Nunca o mundo foi tão digital e o varejo sabe disso. Exemplo disso é a nova aposta da Ikea. A empresa, que é a maior rede de móveis do mundo, planeja lançar em breve um aplicativo para compras via smartphone. 

O projeto vai de encontro com o crescimento da varejista que, ao longo dos anos, tem registrado queda nas vendas em suas loja físicas. Não à toa. Levantamento recente apontou que no Brasil, por exemplo, as compras via mobile já representam metade do consumo online no país. 

A novidade da Ikea promete compilar em um único aplicativo outros três apps lançados pela empresa: o de coleta de códigos de barras durante as compras; o que oferece o catálogo da loja e o de realidade aumentada, em que é possível visualizar como a mobília ficaria em sua casa. O que os três têm em comum? Nenhum deles possibilita a compra online via smartphone.

VOCÊ VIU?
7 em cada 10 consumidores utilizam smartphone para compras online

No novo app o usuário vai conseguir localizar produtos, testá-los no ambiente de sua residência, além de oferecer um feed de ambientes completos para quem procura móveis específicos para o quarto ou uma cozinha, por exemplo. 

“Outros exemplos de recursos novos e aprimorados são recomendações de produtos, avaliações e resenhas, além de facilitar a busca e a navegação”, afirmou um porta-voz da empresa à Fast Company.

O desafio é melhorar a experiência do usuário para reverter um cenário preocupante: apesar do crescimento das vendas por smartphone, quando se trata de móveis, 80% dos entrevistados de um levantamento recente preferem ir na loja física.

Outra barreira é o custo do frete dos que compram produtos grandes e pesados pela Internet. Não à toa a Amazon só entrou neste mercado em 2017. A empresa espera que até 2020 mais da metade de todas as compras online aconteçam por meio de um dispositivo móvel. Será?

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS