Procura por bancos digitais é tendência, mas agências físicas ainda são preferência

Estudo realizado pelo Instituto QualiBest aponta que a insegurança com os bancos digitais diminui quando aumenta o conhecimento sobre eles

Por: - 4 meses atrás

bancos digitais

Os bancos digitais são cada dia mais uma tendência entre os brasileiros. No Brasil, 77% das pessoas têm conta bancária e os chamados bancos digitais, como Nubank, Original e Neon são conhecidos por 78% deles.

Uma pesquisa feita pelo Instituto QualiBest aponta que 81% dos entrevistados, apesar da novidade digital no setor bancário, ainda preferem a existência das agências físicas. Mesmo assim, apenas 30%  vão a uma agência bancária mais de uma vez ao mês.

Essa insegurança com a ausência de agências físicas existe entre aqueles que só ouviram falar sobre os bancos digitais ou não conhecem bem a categoria. Entre aqueles que declaram conhecer os bancos digitais, o percentual cai para 24%.

“A insegurança com os bancos digitais diminui quando aumenta o conhecimento sobre eles. A ausência de tarifas, praticidade no gerenciamento de contas e a inovação de ser 100% digital são os principais fatores que motivam a abertura de contas em bancos digitais”, apontou Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Novo canal de relacionamento

Durante a pesquisa, o Qualibest apurou uma série de dados para entender a relação da população com o sistema bancário, o uso e conhecimento de bancos digitais e tradicionais, principais produtos e serviços consumidos e quais os motivos que ainda levam 23% dos entrevistados a fazer parte da população que não usa nenhum banco.

De acordo com o estudo, cada pessoa, em média, tem relacionamento com dois bancos. A Caixa Econômica Federal é o mais popular entre os internautas bancarizados, mantendo relacionamento com 51% dos entrevistados.

Bradesco, Banco do Brasil e Itaú têm relacionamento com 25% dos internautas. Santander aparece com 18% e Nubank com 8% das aderências dos entrevistados.

A facilidade de acesso, tanto presencial quanto virtual, é o principal fator de escolha de um banco. Por isso, 65% preferem o canal digital, como internet banking e app do banco, na hora de ser atendido.