Consumidor responsável compra a mudança que quer ver no mundo

Estudo da Nielsen revela que 94% dos brasileiros afirmam que é muito importante que empresas implementem programas para melhorar o meio ambiente

Crédito: Shutterstock

O consumidor sustentável compra a mudança que quer ver no mundo. Esse foi o resultado da pesquisa “Sustentabilidade e Saudabilidade a partir dos dados” feita pela Nielsen. Segundo o levantamento, 94% dos brasileiros afirmam que é muito importante que as empresas implementem programas e projetos para melhorar o meio ambiente.

Os shoppers com perfil saudável são aqueles engajados com sustentabilidade e que estão dispostos a pagar até 73% mais caro por marcas que pensem no meio ambiente, revelou o estudo.

O movimento pela sustentabilidade e proteção do meio ambiente cresce a cada ano. Mas afinal, o que é capitalismo consciente? O conceito surgiu como um movimento global nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

A pesquisa tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.

Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Logo depois, evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido para o português como “Empresas Humanizadas”) publicado em 2007 com princípios de empresas que lucram a partir de paixão e propósito.

Empresas

Pensar de forma sustentável também auxilia no crescimento e promoção de venda das empresas e suas marcas. De acordo com a Nielsen, 76% dos executivos da América Latina consideram que sustentabilidade é um tema chave na agenda das suas companhias.

Além disso, 56% deles afirmam que o principal benefício trazido com uma política consciente é a reputação da marca com os seus consumidores.

Tendências de alimentação e consumo em 2019 
  • Produtos com rastreabilidade e garantia de origem
  • Processos seguros de produção e distribuição
  • Certificados e selos de qualidade e segurança
  • Rotulagem informativa
  • Produtos com credibilidade de marca e garantia de insumos naturais
  • Processos com tecnologia de ponta com biotecnologia e radiofrequência
  • Embalagens inteligentes e sustentáveis
  • Boas práticas de fabricação

LEIA TAMBÉM
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS