Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas

O prato chegou ao Brasil no período entre 1880 e 1930. A imigração italiana trouxe também as diversas massas que eram iguarias de sua culinária

Quem não gosta de saborear uma pizza na sexta a noite, após uma longa semana de trabalho? Segundo dados levantados pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo. A capital paulistana é a segunda que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova Iorque.

Um romance “tupiniquim-napolitano”

Existe uma grande discussão em torno da origem da pizza. Há quem diga que os egípcios foram os primeiros a preparar uma massa feita de farinha e água. Outros atribuem o pioneirismo aos gregos que faziam uma massa mais elaborada que também levava grão de bico, arroz e era assada em tijolos superaquecidos.

VEJA TAMBÉM: A polêmica sobre a cobrança da pizza de dois sabores

Já na Itália, o prato chegou como um alimento para os pobres, com seu inicio da península de Etrúria. A novidade foi parar em Nápoles no século XVI, e a colônia italiana transformou totalmente o prato ao acrescentar molho de tomate e orégano para dar um sabor a mais.

O primeiro sabor oficial da pizza foi criado por Rafaelle Esposito, em 1889. A massa redonda foi enfeitada com ingredientes nas cores da bandeira da Itália e seria oferecida à rainha Margherita – o que criou o tão tradicional sabor homônimo.

O prato chegou ao Brasil no período entre 1880 e 1930. A imigração italiana que desembarcou por aqui em peso trouxe consigo as diversas massas que eram iguarias de sua culinária. A chegada desse pedaço da Itália a São Paulo alterou e influenciou a gastronomia, o roteiro cultural e somou a diversidade da maior cidade dos País.

Em 2016, segundo o DATAMARK, houve um crescimento de 10% no mercado que já valia R$ 22 bilhões de reais por ano. Das 36 mil pizzarias existentes no Brasil, 11 mil atuam em São Paulo. Você já havia parado para pensar no quão grande era esse nicho do mercado? São toneladas de pizzas consumidas ano a ano.

Pizzarias que encantarão seu paladar e, talvez, seu coração

E hoje, 10 de julho, Dia da Pizza , vamos lhe ajudar com um roteiro especial das melhores pizzarias para conhecer em São Paulo. Um incentivo para que você colabore ainda mais com essa – já gigante – indústria.

Passando pelos Jardins, Moema, Centro e Zona Leste, abaixo a Consumidor Moderno escolheu as melhores opções para uma experiência única com o prato italiano mais popular do país.

Bráz Pizzaria

Pra quem busca tradição, a Bráz é a opção perfeita. A casa oferece uma pizza modesta com uma massa macia e ingredientes bem escolhidos. O clima é de “forneria italiana” da entrada à saída. Nossa recomendação fica com a pizza de Aliche Italiano e Affumicata – os dois sabores trazem um resumo da experiência oferecida no local.

Jesus Pizza

Considerado um estabelecimento underground, a Jesus Pizza é a opção para quem gosta de um delivery de qualidade e com fartura. A famosa pizza de palmito traz o ingrediente praticamente inteiro incorporado à massa. A pizzaria já foi eleita a melhor da cidade por veículos especializados.

pizza

Carlos Pizza

A promessa desta Pizzaria localizada nos bairros de Vila Madalena e Jardins é a de preservar a tradição. A pizza aqui vem em porção individual, assim como suas primeiras versões. A massa é fina e os sabores são uma impressão perfeita da culinária italiana.

carlos pizza

Guarita Bar

O bar hipster e industrial – que já figurou nossa lista de melhores gins da cidade – traz em seu cardápio sabores novos e combinações únicas. A porção generosa apresenta uma boa grossura e textura suave na mordida. É uma boa pedida pra quem gosta de juntar drinks deliciosos à uma saborosa pizza.

pizza sp

Pizzaria Nacional

A última pizzaria da lista (não menos importante) já tem história na cidade. A avaliação pública não poderia ser melhor e a arquitetura da casa é uma viagem para a colônia napolitana. As pizzas são preparadas com ingredientes importados da Itália. O estilo incorpora sua massa com crocancia e recheios bem aprimorados.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS