Millennials: 95% dizem sofrer com Burnout

Estudo realizado com mais de 2.050 pessoas, entre 23 e 38 anos, concluiu que grande parte desta geração sofre de tensão emocional e estresse

Por: - 1 semana atrás

Burnout

Você já ouviu falar de Burnout? A síndrome que se tornou comum nos dias de hoje é sinônimo de esgotamento físico e mental. O problema tem atingido tantas pessoas que em maio deste ano foi incluído na lista de doenças profissionais pela Organização Mundial de Saúde. 

E quem são os mais afetados? Estudo recente divulgado pelo centro de investigação Yellowbrick concluiu que 95% dos Millennials sofrem com Burnout e outros 75% dizem se sentir mentalmente exaustos.

LEIA TAMBÉM
Brasileira cria startup e inova tratamento psicológico
Millennials deixariam redes sociais, café, álcool e Netflix para viajar, diz pesquisa

Entre os sintomas relatados por quem sofre com o fenômeno e que foram incluídos como características para designar a doença pela OMS estão ansiedade, falta de energia e quebra de produtividade.

Para fazer o estudo, a empresa ouviu mais de 2050 pessoas entre idades de 23 a 38 anos – sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino.

Burnout

Por conta do estresse, 60% deles garantiram que estão planejando ou pelo menos considerando mudar o estilo de vida no próximo ano para reduzir os sintomas de estresse e exaustão. 

Além disso, 31% do público disse sentir exaustão física diariamente, enquanto outros 29% revelaram sofrer com exaustão mental.

Como consequência, os entrevistados dessa geração alegaram ter tido problemas para socializar (78%), pagar contas (32%) e até votar (24%). Fora que 53% das pessoas ouvidas disseram ter perdido seus empregos em função do cansaço. 

A grande maioria dos Millennials (78%) atribuiu que o Burnout é ocasionado em função das horas extras no trabalho e também por ter mais de um emprego.

Veja quais outros fatores foram atribuídos: 

Trabalho 72%

Finanças 46%

Socialização 33%

Limpar a casa 30%

Conta do cartão de crédito 29%

Discussões com o companheiro 27%

Dívida de empréstimo estudantil 26%

Política 25%

Responsabilidades 21%

Viajar frequentemente a trabalho 20%

Lavanderia 20%

E como essa geração tem tentado amenizar o estresse? 16% dizem recorrer às plataformas de streaming, como o Netflix, ou a TV, para relaxar. Outros 10% preferem dormir ou fazer exercícios, enquanto 9% dizem que ingerir bebidas alcóolicas ajuda a reduzir o cansaço.

Como os Millennials têm evitado o estresse? 

Assistindo Netflix| Holu | TV 16%

Dormindo 10%

Fazendo exercícios 10%

Ingerindo bebidas alcóolicas 9%

Usando drogas 8%

Meditando 8%

Navegando na Internet 7%

Conversando com amigos ou família 5%

Burnout