JaUbra: Conheça o “Uber da Brasilândia”

No bairro da Brasilândia, um pai e uma filha decidiram dar início a um serviço personalizado para o bairro, apelidado de “Uber da Quebrada”

Por: - 3 meses atrás

Foto: Divulgação

Os apps de carona compartilhada são parte total do cotidiano de quem vive nas grandes metrópoles. O que acontece é que esses sistemas possuem algumas restrições que impedem que todos tenham acesso a essa modalidade de transporte. Por exemplo, em bairros considerados perigosos, alguns deles não oferecem serviço e isso atinge milhares de pessoas que moram nas periferias.

LEIA TAMBÉM: Volvo e Uber trabalham em produção de veículos prontos para direção autônoma

Foi por isso que, na Zona Sul de São Paulo, no bairro da Brasilândia, um pai e uma filha decidiram dar início a um serviço personalizado para o bairro, apelidado de “Uber da Quebrada”. O JaUbra é uma companhia de transporte compartilhado com aplicativo que atende aos moradores do bairro.

Além de uma startup, o JaUbra é uma iniciativa social

O bairro é casa de mais de 300 mil paulistanos. Todos eles não possuem acesso ao Uber e vivem com a taxação de “área de risco”. A iniciativa de Alvimar e Aline da Silva, os fundadores da JaUbra, foi lançada com aplicativo em 2017. No fim do ano passado já eram realizadas mais de 7 mil viagens ao mês.

JaUbra

Foto: Revista Trip/Gol

Cerca de 13 mil pessoas já utilizam o serviço no bairro e, além de poderem solicitar as corridas via aplicativo, também podem ligar ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp para contratar uma corrida.

A empresa começou com um aporte de R$ 40 mil por parte de Aline, que recebeu o dinheiro em uma rescisão trabalhista. Também houveram incentivos por parte de prêmios ganhos pela startup, como o Ford FundLab, VaiTec e o Fórum de Finanças Sociais. Agora o plano é se expandir para outros bairros e levar transporte de qualidade para quem mais precisa, como idosos e deficientes físicos.

JaUbra

VEJA MAIS: App permite ao viajante ganhar dinheiro compartilhando espaço na bagagem