Open spaces podem ser vilões da produtividade

Novo modo de trabalhar virou tendência, mas pesquisa recente aponta que pode ser prejudicial para a produtividade. Será?

Por: - 4 meses atrás

Hoje, o mercado procura aprimorar o local de trabalho para que os colaboradores possam encontrar o equilíbrio entre uma maior qualidade de vida e o aumento de produtividade. Foi aí que surgiram os open spaces, uma proposta diferente de ambiente de trabalho que possui a premissa de uma área aberta com espaço para convivência. O novo modo de trabalhar virou tendência, porém em pesquisa recente, dados mostram que pode ser prejudicial para a produtividade. Será?

VEJA: Millennials: 95% dizem sofrer com Burnout

A pesquisa ainda diz que interrupções de colegas e excesso de barulhos diminuem exponencialmente a produtividade, e isso se deve a impossibilidade da conclusão de uma tarefa que os ruídos acabam gerando. O estudo foi realizado pela Jabra, empresa dinamarquesa referência no desenvolvimento de recursos auditivos.

Foram entrevistados 688 CEOs de diferentes países. 45% disseram que o nível elevado de barulho no trabalho é um fator que diminui a produtividade, já 35% dizem que a interrupção dos colegas é um dos maiores vilões nos ambientes corporativos.

Outro dado interessante que foi levantado é que 46% da amostra relata que plataformas de comunicação como WhatsApp, e-mail e telefone contribuem para o cotidiano do colaborador e são necessárias para uma produtividade maior.

Tecnologia como aliada

Ainda segundo a companhia, a solução não está na volta para escritórios herméticos e convencionais. A empresa defende o uso de dispositivos que neutralizam o ruído ou que sinalizam quando alguém está ocupado.

Segundo Denise Freire, Diretora de canais da Jabra, ainda há barreiras que precisam ser quebradas. Uma das soluções, o soft phone – que substituiria o telefone de mesa – ainda enfrenta resistência por parte dos profissionais de TI, devido aos investimentos altos em plataformas de comunicação unificada.

Atualmente, a Jabra oferece várias soluções que podem trazer inovação na melhoria dos ambientes de trabalho. Uma das novidades é a linha de headsets com conexão bluetooth e bateria que dura mais de 10 horas. O gadget possui cancelamento ativo de ruídos e ajuda na concentração. Outros exemplos de dispositivos que podem remover ruídos e auxiliar na hora do foco são o PeakStop e a luz indicativa de uso para evitar interrupções inconvenientes.

LEIA MAIS: Conheça a sede do Facebook em São Paulo