Instagram tóxico: russos usam lago de rejeitos químicos como cenário para fotos

O lago artificial tem sido um dos cenários mais famosos para que usuários russos do Instagram publiquem aquela linda foto que renderá centenas e, até milhares de likes

Por: - 1 mês atrás

Instagram

No mundo de hoje, muitos carregam consigo a pergunta: “até onde vai a capacidade do ser humano para conseguir a selfie perfeita?”. E o limite parece não existir em territórios russos. Um lago em Novosibirsk (terceira maior cidade do país) é cenário de milhares de fotos no Instagram, com supostas águas cristalinas e extremamente azuladas. Mas na verdade ele não passa de um depósito de dejetos químicos extremamente prejudiciais à saúde.

O lago artificial tem sido um dos cenários mais famosos para que usuários russos do Instagram publiquem aquela linda foto que renderá centenas e, até milhares de likes. Pessoas das mais diversas idades pousam para fotos às margens e dentro do lago. O que ninguém sabia até então é que a água é extremamente alcalina e sua cor é o resultado de uma combinação química.

Em comunicado oficial, a Siberia Generating Company – empresa responsável pela termoelétrica que despeja seus rejeitos no lago artificial – alerta para os perigos da proximidade com a água e apelida o espaço de “lago de cinzas”. Segundo a empresa, a água possui um índice de pH que passa de 8. A cor se deve a profundidade da barragem e da quantidade de sais e outras substâncias químicas.

Instagram

Um espaço instagramável e quase letal

Além das substâncias já nocivas, o lago possui um odor desagradável e é repleto de lama no fundo. Ou seja, caso alguém mergulhe nele para uma linda foto subaquática, dificilmente conseguirá sair dele sozinho. Um tanto quanto assustador, não?

Uma conta no Instagram reúne diversas fotos de pessoas que foram até o lago para produzir o clique perfeito. Os comentários são em sua maioria em tom jocoso. Um deles diz sobre a foto exibida abaixo: “uma ideia realmente estúpida”.

View this post on Instagram

Photo: @nohopezzz

A post shared by 🌴Новосибирские Мальдивы 😎🌴 (@maldives_nsk) on

Em outra foto postada pela conta, é possível enxergar parte da termoelétrica e suas chaminés:

View this post on Instagram

#сибирскиемальдивы #новосибирскиемальдивы #мальдивынск #нскМальдивы #озеротэц5 #золоотвал #золоотвалтэц5 #тэц5 #бирюзовоеозеро #мальдивы #мальдивывновосибирске #maldives #maldivesnsk #maldives_nsk #тэц5Новосибирск #озеро #лето #пляж #море #солнце #отдых #каникулы #берег #небо #прогулка #природа #чудосвета #восьмоечудосвета

A post shared by 🌴Новосибирские Мальдивы 😎🌴 (@maldives_nsk) on

E aí? Você arriscaria entrar no lago para conseguir “likes” e engajamento em suas redes sociais?

LEIA TAMBÉM: 9 hotéis instagramáveis ao redor do mundo