Pesquisar
Close this search box.
/
/
Este é um ótimo momento para ser uma marca que tem história para contar

Este é um ótimo momento para ser uma marca que tem história para contar

Novas gerações vêm com uma necessidade de se relacionar com empresas e marcas que estejam alinhadas com seus valores. Veja nova coluna de Daniela Dantas

Costumo dizer que em relacionamentos longos crises são inevitáveis e algumas vezes se tornam marcos importantes para o nosso desenvolvimento. Afinal, sem crise, sem incomodo, quando tudo está dando certo é difícil querer mudar apenas pela vontade ser melhor.

Entendo que o custo de oportunidade de mexer em um “time que está ganhando” é mais alto, portanto dá mais medo e mais vontade de ficar na zona de conforto. Já deu certo por tanto tempo, pra que mudar agora?

Quando entramos no universo da relação entre marcas e pessoas, essa resposta está aos poucos ficando mais clara. As novas gerações de profissionais e consumidores vem com uma necessidade de se relacionar com empresas que estejam alinhadas com seus valores.

Por esse motivo, as pessoas estão deixando de consumir produtos que por anos lideraram em seus mercados e por consequência estão influenciando nos resultados de marcas gigantes. Empresas que viam seus números crescerem ano após ano mesmo sem terem um propósito claro e alinhado com as necessidades das comunidades que eles se relacionavam, hoje correm atrás do prejuízo.

Os baby boomers estão se preparando para aposentar e estamos vivendo aos poucos o movimento que está conhecido como: “the great wealth transfer”, ou a maior transferência de riqueza dos últimos tempos. O que significa que a geração X (40 e poucos anos) e os Millenials (30 e poucos) estão prestes a receber uma quantia recorde de seus antecessores.

Pelo menos US $ 30 trilhões sairão da mão dos boomers para as gerações seguintes nos próximos anos e essa mudança sem precedentes terá um efeito profundo na economia e em como marcas continuarão relevantes no futuro.

http://localhost/consumidor-novarejo/2019/07/05/consumidor-responsavel-mudanca/

Consumo Consciente

Consumir se tornará, cada vez mais, um ato político e uma forma de impulsionar boas práticas e empresas que não apenas não prejudicam a sociedade, mas incentivar as que constroem um mundo melhor. Ao lidar no dia a dia com novos hábitos, comportamentos e crenças dos seus consumidores as empresas devem começar a desempenhar um novo papel na sociedade.

Em algum momento, irão entender que o que realmente importa agora, não é o que importava há 10 anos atrás. Portando aqueles que perceberem que a relação entre propósito e lucratividade de longo prazo está cada vez mais interligada, sairão na frente.

Para quem ainda acredita que propósito é um assunto apenas do CMO e não do CEO, vou dividir um trecho da carta aos Ceos de 2019 escrita por Larry Fink, presidente da BlackRock – atualmente a maior empresa de gerenciamento de investimentos do mundo. Nela, o executivo declara que o mundo está desesperado por uma figura de liderança e que esse papel também cabe aos empresários.

“As empresas que seguirem o seu propósito terão sucesso a longo prazo. Aquelas que ignorarem, terão problemas. Propósito não é um mero slogan ou campanha de marketing, é a razão fundamental de existir de uma empresa. É o que ela faz todos os dias para gerar valor para as partes interessadas. O propósito não é só a busca pelo lucro, mas a força principal para conquistá-lo”, explica Fink.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Iniciativa

Para ilustrar melhor o que digo, no início do ano, a Unilever anunciou que 28 das suas marcas que são sustentáveis cresceram 69% mais rápido do que a outra parte do negócio em 2018, comparado a 47% em 2017. Mas apesar da demanda por uma causa por parte dos consumidores, não dá para falar de propósito sem lembrar que estamos vivendo em um contexto de crise de confiança nas instituições, na mídia e nas pessoas em geral.

Como marca, não adianta falar sobre um propósito em uma propaganda sem impactar o mundo real, isso não é suficiente. Em 2017 uma pesquisa realizada pela Stanford University com 7800 pessoas nascidas na era digital e residentes nos Estados Unidos, mostrou que 80% dos respondentes não conseguiram distinguir a diferença entre propagandas e artigos.

Além disso, quando se mistura campanhas de marketing com uma mensagem de cunho social, é preciso muito cuidado pois isso pode ser percebido como oportunista e contraditório por parte do seu público. Logo, usar o bom senso como regra é um bom começo: não divulgue se ainda não for realidade.

As pessoas querem ouvir boas histórias e elas são frutos de casos reais, com demandas e resultados que impactam de verdade o contexto em que elas vivem. Portanto, veja isso como uma oportunidade, pois este é um ótimo momento para ser uma marca que tem história para contar. E como disse Carla Buzasi, Managing Diretor da WGSN, pessoas sempre precisaram de propósito para viver, agora marcas precisam também.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]