Adidas lança peças com tecidos reutilizados e celulose por Stella McCartney

Marca lançou em parceria com a estilista Stella McCartney duas novas peças produzidas com tecidos reaproveitados e celulose

Por: - 1 mês atrás

A Adidas deu mais um passo na busca pelo fim dos resíduos de produção. A marca lançou duas novas peças produzidas com tecidos descartados e celulose assinadas pela estilista Stella McCartney.

O mundo produz uma quantidade estimada de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e a Adidas assumiu o compromisso de ajudar a transformar o problema de desperdício em uma solução sustentável.

Os novos produtos ecológicos foram desenvolvidos como parte da política de criação open source da marca. A blusa foi feita com a empresa de inovações têxteis Evrnu, com 60% de moletom reciclável e 40% de algodão orgânico resgatado de aterros, que pode ser reutilizado diversas vezes.

O vestido feito para as quadras de tênis é um protótipo desenvolvido em parceria com a Bolt Threads, empresa especializada na produção de materiais e fibras sustentáveis por meio de bioengenharia.

Ele é o primeiro do tipo, produzido com uma mescla de fios de celulose e Microsilk – material capaz de se tornar totalmente biodegradável no fim de sua vida útil – gerado a partir de proteínas à base de ingredientes renováveis como água, açúcar e levedura.

Adidas

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Causa

De acordo com James Carnes, vice-presidente de criação estratégica da Adidas, o ideal da marca é criar um ciclo de renovação e sustentabilidade.

“Criar produtos com lixo plástico reciclado foi nosso primeiro passo. O próximo desafio é eliminar completamente o conceito de resíduos. Com foco em três pilares, vamos explorar maneiras de criar produtos que possam ser completamente recicláveis ou biodegradáveis”, conta o executivo.

Stella McCartney, idealizadora dos modelos, reforça o papel da moda nessa vertente.

“A moda é uma das indústrias mais nocivas para o meio ambiente. Não podemos mais esperar para encontrar respostas e alternativas. Ao criar uma maneira realmente colaborativa de abordar o problema do desperdício têxtil, podemos empoderar a indústria inteira e trazer práticas mais sustentáveis. Com a Adidas by Stella McCartney, estamos criando produtos de alta performance que também protegem o futuro do planeta”, completa.

LEIA TAMBÉM
Consumidor responsável compra a mudança que quer ver no mundo
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes
Fast Fashion cria moda sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja