O Dia dos Pais se aproxima e as campanhas publicitárias já começam a rolar por aí. A Natura foi a autora de uma campanha que já gera burburinho nas redes sociais e criou um impacto positivo. Com base na atual discussão sobre “masculinidade tóxica”, a marca resolveu levantar um estudo para entender como e se os homens expressam seus sentimentos de forma objetiva e sincera.
A pesquisa foi conduzida pelo site Papo de Homem e o Instituto PDH. Ao total foram ouvidos mais de 40 mil homens brasileiros. De acordo com o estudo, 60% afirmam não terem sido ensinados quando criança ou adolescente a expressar suas emoções. 50,9% possuem o pai como maior exemplo de masculinidade, porém, só um em cada dez dos entrevistados já conversou com ele sobre o que significa ser homem.
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Em uma ação inédita, durante dois jogos de futebol do Campeonato Brasileiro deste ano, os jogadores entraram com a mão na boca e uma faixa que carregava a hashtag “#HOMEMPRADIZEREUTEAMO”. A campanha tem como mote criativo a dificuldade dos homens em expressar seus sentimentos e motivá-los a uma comunicação mais afetiva.
Os jogos em questão foram Corinthians e CSA, na Arena Corinthians, e Cruzeiro versus Botafogo, no Mineirão. A parceria com os clubes também foi para as redes sociais. Em sua conta do Twitter, o Corinthians fez uma publicação especial para endossar a campanha.
Hoje o jogo é mais especial. Entramos em campo para dizer para os nossos torcedores que ser homem vai além de não expressar sentimentos. #HomemPra cuidar. #HomemPra errar. #HomemPra dizer eu te amo. Essa é a mensagem da Natura Homem e o Corinthians!https://t.co/OgXjOdcIi3 pic.twitter.com/qqx3l4AAE1
— Corinthians (@Corinthians) July 14, 2019
A ação transmídia da Natura foi “bola na rede” em alcance e mídia publicitária. A marca inseriu a entrada dos jogadores no programa Globo Esporte de São Paulo e do Rio de Janeiro; o apresentador Felipe Andreoli comentou a ação e explicou sua finalidade.
“Natura Homem quer contribuir para repensar o modo como definimos a masculinidade. Por isso, escolhemos o estádio de futebol como ponto de partida dessa conversa, um ambiente muitas vezes caracterizado por ser machista. Os homens precisam estar à vontade para declarar sentimentos e expor angústias e emoções”, declarou Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura ao Portal de Economia do Site Uol.
Natura e sua relação com o futebol no Dia dos Pais
A entrada da Natura no estádio não foi a primeira. Em uma “ação surpresa” para a campanha de 2015 do Dia dos Pais, a marca exibiu depoimentos reais de filhos de torcedores no telão do estádio, durante uma partida.
— Consumidor Moderno com informações do Uol e Meio e Mensagem