Indiano detecta falha no Instagram que facilita invasão hacker

Laxman Muthiyah, conhecido como “caçador de bugs”, detectou erro na rede social e foi recompensado. Atriz Marina Ruy Barbosa teve conta invadida nesta terça-feira (16)

Por: - 3 meses atrás

hacker

Quem tem conta em alguma rede social certamente já se preocupou em ter sua conta hackeada. Não à toa, Facebook e Instagram, mesmo com todos os requisitos de segurança, ainda são alvos de invasão hacker. Recentemente, o indiano Laxman Muthiyah, conhecido como “caçador de bugs”, descobriu um falha no Instagram. 

Segundo ele, a vulnerabilidade da plataforma estava na função “recuperar senha” que, por conta de uma falha, tornava possível o acesso e mudança de senha. Isso porque para alterar a senha da rede social os internautas precisam confirmar uma palavra-chave de seis dígitos, que expira após 10 minutos.

O fato do Instagram enviar ao número de celular ou conta de email uma senha de acesso para comprovar a identidade do usuário, permitiu que hackers invadissem contas por meio do que foi chamado de “força bruta”.  Tudo porque apesar de limitar o número de tentativas e garantir a segurança da conta, Laxman descobriu que alterando o número de IP era possível inserir quantas tentativas de senha fossem necessárias.

LEIA TAMBÉM
Instagram lança no Brasil função que permite colocar música nos stories
Cambridge Analytica: Senacon quer mais informações do Facebook

A empresa garantiu que o problema foi resolvido e recompensou o indiano com 30 mil dólares. A prática faz parte de um programa do Facebook, que premia os que ajudam a plataforma na detecção de bugs. 

No entanto, esta terça-feira (16), a atriz Marina Ruy Barbosa ocupou o top 3 das buscas no Google e ficou em primeiro lugar no Trend Topics do Twitter. O motivo? Teve sua conta invadida. No feed um post dizia que ela estaria doando celulares para quem assistisse aos seus stories. Por lá haviam posts ofertando computadores da Apple, vale compras da Amazon, Apple Watches e até carros. 

hacker

A assessoria de imprensa de Marina, que tem mais de 33 milhões de seguidores, garantiu que todas as providências estão sendo tomadas. 

hacker

Stories no perfil da atriz ofertavam produtos