Oi apresenta ao público a Joice, seu assistente virtual

Empresa de telecomunicações criou inteligência artificial capaz de facilitar a relação empresa-cliente

Bia, Magalu, Carina e Aura: o que esses nomes têm em comum? Todas são assistentes de inteligência artificial criados por grandes empresas para facilitar o atendimento ao cliente. 

A Oi também pegou carona na tecnologia para desenvolver sua mais nova “funcionária”: a Joice. O robô, apresentado ao público nesta semana, promete automatizar a relação empresa-cliente e otimizar o tempo de atendimento. Ela estará disponível em plataformas como Messenger, WhatsApp e Twitter e também através do telefone. 

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Entre suas funções está a solicitação de visita técnica e emissão de segunda via da fatura, por exemplo. Futuramente a empresa espera que sua assistente possa fazer a recarga de cartões pré-pagos.

Inteligência Artificial

Para desenvolver a personalidade do bot e tornar a experiência mais humana, a Oi utilizou a plataforma de IA IBM Watson.

De acordo com o Mobile Time, a Oi espera que sua nova assistente faça cerca de 10 milhões de atendimentos por mês em 2020. O número reflete um cenário atual da empresa, que só em junho registrou 95% dos cerca de 1,5 milhão de atendimentos pelo WhatsApp. 

Inteligência Artificial

Para divulgar a chegada da Joice, a Oi criou uma campanha publicitária em parceria com a NBS e a participação de personalidades como Gabriel Medina, Marcos Mion e Whindersson Nunes. (Assista abaixo)

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