Carro tem assistente-avatar e muda de cheiro de acordo com humor do motorista

Novidades da indústria automotiva mostram futuro de veículos customizados e inseridos, cada vez mais, no universo da inteligência artificial

Crédito: Divulgação/Nissan

A indústria automotiva tem apresentado, cada dia mais, novidades, principalmente relacionadas à direção autônoma e uso de inteligência artificial. Os veículos do futuro parecem “enxergar” os sentimentos dos usuários por meio da tecnologia.

Um veículo da Nissan aposta em um assistente-avatar para ajudar o motorista com dicas de condução. Por meio de realidade aumentada, o sistema chamado “Metaverse” põe um avatar no banco do passageiro.

A ideia da montadora é que, futuramente, o assistente-avatar possa ser uma pessoa real que será transportada virtualmente para a cabine do carro, como se fosse um holograma.

Outro sistema, o “Invisible-to-Visible”, vai permitir ao motorista “enxergar” possíveis perigos que não estão à vista, como se tivesse uma visão de raio-X.

Sentidos

O conceito apresentado pela Kia busca perceber o que o motorista está sentindo para deixar o ambiente mais agradável e animado.

Com foco principalmente em veículos autônomos, a tecnologia batizada pela marca de “Read Motion” usa inteligência artificial para fazer leitura facial, além de considerar os batimentos cardíacos e a temperatura corporal dos passageiros.

Com base nesses dados, o carro pode esquentar ou resfriar a cabine e até mesmo mudar o cheiro do ambiente. Os ocupantes também podem alterar todos esses elementos por meio de gestos.

LEIA TAMBÉM
Metrô de São Paulo terá sistema de reconhecimento facial
Isso é muito Black Mirror: Elon Musk anuncia “chip cerebral”
Google Maps lança serviço em tempo real de bicicletas compartilhadas

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS