Pesquisar
Close this search box.
/
/
Isso é muito Black Mirror: Elon Musk anuncia “chip cerebral”

Isso é muito Black Mirror: Elon Musk anuncia “chip cerebral”

Startup do fundador da SpaceX e da Tesla Motors deve começar os testes em humanos já no próximo ano. Segundo Elon Musk, ainda há um longo caminho a percorrer

Na noite de terça-feira (16), Elon Musk revelou ao mundo via livestream o projeto de sua nova startup, a Neuralink. Os planos do empresário são extremamente ambiciosos, já que a empresa trará ao mundo sensores implantados ao cérebro humano que poderão ser integrados à inteligência artificial.

Por enquanto, o objetivo é mirar na medicina. A tecnologia terá como foco pessoas com deficiências físicas que tenham causado perda de movimentos ou amputados que precisem de próteses. O dispositivo será capaz de converter os comandos motores em dados de ultravelocidade e possibilitará o movimento de próteses robóticas para os pacientes que as utilizam.

Os testes animais foram executados em um rato de laboratório. No roedor, a empresa foi capaz de incluir uma entrada USB-C conectada diretamente ao cérebro. Os resultados foram surpreendentes e dez vezes maiores que as tecnologias já existentes.

Elon Musk, Neuralink

A startup espera poder começar os testes em humanos já no próximo ano. Segundo Elon Musk, ainda há um longo caminho a percorrer. Isso porque o trabalho requer um relacionamento muito próximo com a comunidade médica e acadêmica. Especula-se que a empresa crie uma rede de colaboradores, incluindo neurocirurgiões da Universidade de Stanford.

Dentre as doenças que poderão ser tratadas com a nova tecnologia estão a Epilepsia, Mal de Parkinson, Transtorno obsessivo-compulsivo e a Distonia.

Como funciona a implantação

Os dispositivos são semelhantes a fios de cabelo e medem um terço do diâmetro do cabelo mais fino. Através da perfuração do crânio na área mais propícia é possível implantar o equipamento e sua saída/entrada no ser humano.

Semelhante a uma máquina de costura, o equipamento de implantação possui uma agulha ultrafina para que a tecnologia seja aplicada com precisão. Para o futuro, a Neuralink planeja o uso de laser para uma perfuração indolor e um processo mais rápido. Toda a cirurgia é robótica e a maquina também é desenvolvida pela Neuralink.

O uso de agulhas é prioridade para evitar acidentes com veias cerebrais. Após o implante, o funcionamento é muito simples: os sensores em fio captam as informações e enviam para um chip no topo do crânio, que em conexão a uma entrada USB-C podem comandar diversos dispositivos. E isso, claro, inclui próteses robóticas.

Elon Musk Neuralink

Ainda segundo a companhia, a futura mesclagem com inteligência artificial será uma opção para o usuário. Mas isso ainda está em um futuro um pouco distante, já que a companhia ainda enfrenta barreiras de estudo e desenvolvimento.

“Se você conhece alguém que teve uma lesão no pescoço ou na espinha, nós podemos resolver isso com um chip”, declara Elon Musk.

Elon Musk e a simbiose com a inteligência artificial

O objetivo de juntar a atividade cerebral a IA, segundo Musk, vem com o intuito de permitir que o ser humano acompanhe a evolução do raciocínio tecnológico. No futuro, a IA poderá ultrapassar a capacidade humana. Segundo o executivo, ao invés de uma “corrida” é “um convite para uma viagem”.

LEIA TAMBÉM: Tesla: muito além do desenvolvimento de carros

A ficção que virou vida real

Uma das séries mais populares da Netflix, Black Mirror, trouxe versões fictícias do que seriam os futuros implantes cerebrais capazes de captar informações e executar ações. Em um dos episódios, foi possível consultar memórias passadas para resolver crimes e executar sentenças criminais.

O neurocirurgião Matt McDoughall, um dos colaboradores da Neuralink, deixou tudo ainda mais parecido com a ficção. Ele revelou que a saída e entrada do chip ficarão atrás da orelha. O que se assemelha a um dos dispositivos apresentados pela série. Será a tecnologia de Musk também será parecida?

Infelizmente, o que sabemos por enquanto é que há diversas barreiras legais. O pior desafio do caminho é o de convencer os órgãos reguladores a legalizarem o implante de dispositivos neurológicos.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]