Projeto do Google incentiva uso da tecnologia para transformação

Iniciativa capacita brasileiras e brasileiros para as transformações tecnológicas de agora e do futuro e para as demandas que surgem com elas

Por: - 1 mês atrás

Google Crédito: Unsplash

Muitas vezes um empurrãozinho pode ser aquilo que falta para impulsionar uma ideia de transformação. E foi pensando nisso que o Google desenvolveu o projeto Cresça com o Google, iniciativa de auxílio a pequenos negócios ao redor do mundo.

Empoderar empreendedores, pessoas em busca de trabalho, professores e jornalistas é um trabalho de longo prazo. O projeto, desenvolvido no final de 2017, capacita brasileiras e brasileiros para as transformações tecnológicas de agora e do futuro e para as demandas que surgem com elas.

Com o desenvolvimento do digital, também cresce a demanda por profissionais especializados em dar suporte às ferramentas que auxiliam as profissões de hoje e de amanhã. Assim, para construir as tecnologias do futuro, também é preciso capacitar novos desenvolvedores e profissionais de suporte e infraestrutura.

O Cresça com o Google já treinou 10 milhões de pessoas no mundo – mais de meio milhão somente no Brasil. Em 2018, o programa fez treinamentos presenciais em cinco cidades do Nordeste e, em 2019, além dos treinamentos online, levou a formação presencial do Cresça com o Google para outras capitais e regiões do país.

Susana Ayarza, diretora de marketing do Google, reforça a importância de se incentivar esse treinamento e também a capacitação. “O tempo todo descobrimos novas possibilidades de transformação que a tecnologia traz para as pessoas. Esses programas provam que estamos convencidos de que quando a tecnologia inclui, ela possibilita que qualquer pessoa realize o máximo do seu potencial”, afirma.

Estudo

Em parceria com a McKinsey, o Google também criou o primeiro índice para monitorar o nível das competências digitais entre os brasileiros. Com esse estudo, se descobriu que eles estão conectados e já dominam competências básicas, como navegação e consumo de conteúdo.

Mas ainda existe uma grande oportunidade de desenvolver habilidades mais sofisticadas, que podem melhorar consideravelmente a renda das pessoas.

O estudo prevê que o treinamento e desenvolvimento das competências relacionadas ao digital podem aumentar o PIB em R$ 70 bilhões até 2025, com um incremento potencial de 40% do salário mínimo.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!