Aplicativos para um consumo mais consciente

Como usar menos plástico, investir em uma alimentação consciente com escolhas mais saudáveis para o dia a dia? Confira mais

Por: - 2 meses atrás

aplicativos Crédito: Unsplash

O consumo consciente pode ser adotado em práticas diárias por qualquer um. A redução no uso embalagens, economia de energia e escolhas por alimentos mais saudáveis são ações que podem ser adotadas em nome dessa atitude mais sustentável e responsável com o meio ambiente.

A cada ano, o número de brasileiros mais interessados no assunto aumenta. De acordo com um levantamento do Instituto Akatu, a porcentagem de pessoas engajadas em um consumo mais consciente cresceu de 32% para 38% em seis anos.

Mas, na mesma pesquisa, 60% dos entrevistados deram como principal motivo para não serem mais conscientes em suas compras a necessidade do esforço. Para facilitar a mudança de hábitos, aplicativos podem ser uma boa alternativa na hora de consumir de forma mais consciente. Veja abaixo.

Desrotulando

O suco integral é quase 40% mais caro que o néctar da mesma marca na gôndola ao lado. Mas com app Desrotulando, você pode descobrir que os dois são muito parecidos e podem receber a mesma cotação de “regular”.

Para usar, basta apontar a câmera do celular para o código de barras. Se o produto já for cadastrado, aparece toda a ficha com dados sobre composição, processamento, aditivos químicos e ingredientes controversos. O aplicativo atribui uma nota de 0 a 100 ao alimento e o classifica como ruim ou excelente.

Na versão paga, aparecem também notas específicas para diferentes perfis, como bebês e crianças, diabéticos e dietas para emagrecer. O app está disponível nas versões Android e IOS gratuitamente com versão paga no valor de R$4,99 por mês.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Cataki

O aplicativo gratuito, disponível para Android e IOS, une quem produz resíduos recicláveis e quem vive de reciclagem. O app é geolocalizado e mostra os catadores mais próximos de você.

Ao clicar em um deles, você descobre que tipo de resíduo é recolhido (entulho, móveis, eletrônicos, baterias, óleo, metal, plástico, papel, alumínio e misturado), em que veículo (carrinho ou caminhão), com nome, foto e descrição dos catadores e empresas cadastradas na plataforma.

iVegan

Com download disponível para IOS e Android gratuitamente, o iVegan está de olho em vegetarianos, veganos ou simplesmente para quem busca alimentos mais saudáveis. A plataforma é um app de delivery sem ingredientes de origem animal.

Como outros deliverys, o app é geolocalizado e oferece cupons de desconto. Hoje está disponível no Rio de Janeiro (capital), Niterói e São Paulo.

Além de todos os pratos serem veganos, os usuários ainda podem escolher filtros sem glúten, sem açúcar, sem lactose e orgânicos.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO
Greenwashing e a propaganda sustentável enganosa
Prefeitura de SP lança programa de reaproveitamento de alimentos
Veja lista de aplicativos para gestão de tarefas

Alimentação feita com dados: por que não?

Crédito: Unsplash