Tempo e saúde: Doctoralia traz proposta de inovação com foco na experiência do cliente

Durante evento em Curitiba com apresentação do novo escritório, executivos apresentaram o conceito da startup e sua área de atuação no país.

Por: - 3 meses atrás

Doctoralia

Com nove milhões de usuários e com pretensões de dobrar os cadastros em dois anos, a Doctoralia é uma startup espanhola que trouxe suas atividades para o Brasil em 2017. A empresa é considerada a maior do mundo especializada em marketing digital para profissionais de saúde.

Durante evento em Curitiba com apresentação do novo escritório, executivos mostraram o conceito da startup e sua área de atuação no país. A plataforma conecta os profissionais aos pacientes pela internet. “Nós encurtamos o tempo de dor do paciente”, comenta Carlos Eduardo Lopes, conhecido como Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil.

De acordo com levantamento da empresa, 86% dos brasileiros buscam orientações de saúde na internet, sendo que 26% deles pesquisam sobre o assunto diariamente – ou seja, um em cada quatro realiza esse tipo de busca.

86% DOS BRASILEIROS PESQUISAM SOBRE SAÚDE NA INTERNET
26% PESQUISAM SOBRE O ASSUNTO DIARIAMENTE

A Doctoralia é um serviço totalmente gratuito para os usuários. Médicos também podem escrever sobre si e responder perguntas dos pacientes sem pagar nada. O serviço de agendamento de consultas, entretanto, é pago pelos médicos.

Cerca de 1,1 milhão de agendamentos de consultas são realizados pela plataforma a cada 30 dias em todo mundo, de acordo com Llordachs, sendo que mais de 200 mil são feitos no Brasil.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Foco na experiência do cliente

Criada por um médico e um tecnólogo devido à necessidade de melhorar a relação do médico e do paciente, a Doctoralia investe na experiência do cliente. Luis Gustavo Ferreira, Head de Customer Success no Brasil, conta que a startup se preocupa desde o momento em que o cliente encontra o profissional de saúde até o final da sua consulta e tratamento.

Segundo o executivo, 40% dos pacientes visualizam as opiniões dos outros usuários antes de efetuar o agendamento. Outra ferramenta disponível no portal é o “Pergunte ao Especialista”, no qual os usuários fazem questionamentos relacionados às mais diversas especialidades e os médicos respondem sobre o assunto.

Mais de 300 mil respostas com qualificação médica são encontradas no site. “O maior número de usuários da plataforma são as mulheres millennials, entre 25 e 34 anos, profissionalmente ativas, digitalmente conectadas e que procuram um médico, principalmente, no início da semana, para realizar o seu planejamento e de seus familiares, por exemplo”, explica Luis sobre o perfil do usuário do Doctoralia.

Ainda de acordo com o executivo, 58% dos pacientes acessam os perfis dos profissionais mais preenchidos, com informações da carreira profissional e acadêmica, imagens e dados pessoais.

“Três pilares são importantes no atendimento desse cliente da Doctoralia: experiência, opiniões e disponibilidade do médico e do paciente. Para isso, um trabalho que fazemos é notificar o paciente e o médico em caso de atrasos ou desistências e o treinamento de secretárias, que lidam diretamente com o paciente”, completa Luis.

LEIA TAMBÉM
Como as empresas eliminam os atritos da jornada com o cliente?