A resposta da Sodexo ao aumento da busca por saudabilidade

Tomaz Peeters, da Sodexo On-site, conta sobre o modelo desenvolvido pela empresa para atender a esse público. Conheça o Gourmand

Por: - 3 meses atrás

O comportamento da população mudou muito na última década, em diversos aspectos. Desde a forma como nos comunicamos até os alimentos que consumimos. Estamos mais preocupados do que nunca com o conteúdo nutricional das refeições e dos efeitos que eles provocam na saúde.

Segundo a Euromonitor, nos últimos cinco anos, o segmento de alimentação saudável registrou um crescimento médio de 12,3% ao ano. A estimativa é de que esse setor continue crescendo cerca de 4% ao ano até 2021. Além disso, hoje, o Brasil é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo e, em 2016, o setor faturou mais de R$ 93 bilhões.

O BRASIL É O QUINTO MAIOR MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS SAUDÁVEIS DO MUNDO

Ao mesmo tempo, o número de vegetarianos no Brasil cresceu. De acordo com pesquisa Ibope, o Brasil possui hoje 14% de vegetarianos. Em 2012, apenas 8% se declararam parte desse público.

Um estudo da Euromonitor International mostra ainda que, entre 2016 e 2017, o Brasil ocupou o sexto lugar entre os países com maior aumento no número de vegetarianos. O mesmo estudo também aponta que o veganismo vem ganhando muitos adeptos, desde pessoas que desejam ser mais saudáveis até aquelas que se preocupam com o bem-estar animal e com o impacto que a produção industrial de carnes causa ao meio ambiente.

sodexo

Espaço interno do Gourmand, desenvolvido pela Sodexo On-site

Obviamente, essas mudanças impactam muito o mercado. E é essencial que as empresas estejam atentas a isso. A Sodexo On-site, por exemplo, desenvolveu o Gourmand, um modelo que segue princípios e práticas sustentáveis, focado em oferecer uma experiência gastronômica que une o cuidado ao meio ambiente e ao bem-estar animal, além do estímulo à produtores locais, além de soluções tecnológicas.

Atualmente, 17 empresas-clientes da Sodexo On-site optam por essa oferta. Em geral, essas organizações são indústrias e empresas que terceirizam serviços de facilities. Ou seja, oferecem alimentação para os colaboradores internamente e contratam a Sodexo para realizar essa oferta.

“O Gourmand tem sido endereçado cada vez mais para clientes que têm colaboradores que valorizam sustentabilidade e saudabilidade”, explica Tomaz Peeters, Diretor de Marketing e de Estratégia e Relacionamento com o cliente da Sodexo On-site.

Públicos e iniciativas

De acordo com o executivo, o Gourmand não tem como foco apenas os públicos que não consomem carne, mas também os que buscam uma variedade maior em sua alimentação. Por isso, a oferta é também leve e afetiva, inspirada nos conceitos de confort food – que desperta emoções e sensações através do paladar, com pratos que remetem a momentos especiais vividos com amigos e familiares.

Segundo Peeters, as iniciativas de sustentabilidade da Sodexo vão além do Gourmand. Entre elas, a empresa cuida da origem dos produtos que utiliza e também da destinação de sobras e descartes.

“Criamos hortas no ambiente de trabalho e usamos o próprio tempero criado ali”, diz. “Isso desperta hábitos e atitudes sustentáveis, mostrando que é possível levar essas atitudes para a vida”. Nesse processo, ele ressalta que o que há de mais importante é a conscientização.

LEIA TAMBÉM

Alimentação feita com dados: por que não?
Latinos buscam ingredientes mais saudáveis na hora de comprar produtos
O que é clean label? Especialista aponta conceito como tendência na alimentação
Nestlé investe R$400 milhões em inovação para produtos mais saudáveis