Audi lança patinete elétrico que deixa piloto com a mão livre

Modelo, que começa a ser vendido em 2020, trará um misto de patinete com skate e estará à venda por 2 mil euros – o equivalente a 8,9 mil reais

Por: - 1 mês atrás

audi

Uma coisa é certa: nunca se investiu tanto em opções de mobilidade multimodal como hoje. Empresas como Grow e Bird já saíram na frente na briga pelo domínio dos disputados patinetes elétricos. Assim como fez a BMW, a Audi também anunciou o lançamento de sua versão exclusiva do modal com um conceito totalmente reformulado.

Batizado de e-tron scooter, a ideia é que ele combine todas as vantagens de um skate com um patinete. A maior delas é poder guiá-lo com apenas uma das mãos garantindo mais segurança e facilitando a sinalização quando necessário.

Fora isso, o modelo foi desenvolvido para ser dobrável e com apenas 12kg pode ser transportado no porta-malas de carros e também em ônibus e metrô.

Audi

A Audi ainda desenvolveu um guidão que garante estabilidade e mantém visível os níveis de bateria. Para acelerar e frear a empresa disponibilizou a manopla de torção. O e-tron consegue ainda manter a autonomia de 20km quando é freado.

“Com o Audi e-tron scooter, nos aproximamos ainda mais dos clientes que se movimentam pelas cidades de formas multimodais – e para os quais estilo e funcionalidade são importantes”, diz Thorsten Schrader, gerente de projeto para micromobilidade da Audi.

O executivo reforça ainda a vantagem de segurar o patinete apenas com uma mão e manter o controle como em um skate. “Naturalmente o Audi e-tron scooter também se move em linha reta. Porém a sensação de fluxo só acontece quando você começa a trafegar no asfalto – e isso é surpreendentemente fácil com nosso novo conceito”, afirma Scharader sobre a possibilidade de se fazer curvas muito apertadas graças aos eixos móveis com quatro rodas.

+ SOBRE MOBILIDADE URBANA

As novas tecnologias serão capazes de consertar o problema crônico da mobilidade no Brasil?
Cidades inteligentes: dados e tecnologia a favor da mobilidade

Audi

Quem tiver carros da Audi poderá ainda carregar o patinete através de uma tomada especial instalada no porta-malas do veículo.

O patinete vem ainda com as luzes de LED exigidas por lei: um farol, luzes de condução diurna, lanterna traseira e brake light. Uma interface bluetooth permite ajustes individuais às características da condução e fornece proteção contra roubo. Além disso, os projetistas trabalham em assoalho em madeira ou carbono e projeto em cinza e preto.

A previsão é que o modelo seja colocado à venda no fim de 2020 por cerca de 2 mil euros – o equivalente a 8,9 mil reais.

+ SOBRE PATINETES

Conheça as 7 regras para o uso de patinete elétrico na cidade de São Paulo
BMW lança patinete elétrico para adultos e crianças

Audi