Projeto em Roma incentiva troca de garrafas de plástico por passagem de metrô

Capital italiana lançou teste em três estações de metrô. Programa permite que passageiros depositem garrafas de plástico em troca de cinco centavos de euro

Por: - 1 mês atrás

garrafas de plástico Crédito: Unsplash

Um projeto em Roma incentiva a troca de garrafas de plástico por uma passagem de metrô. A prefeitura da capital italiana lançou um teste de 12 meses em três estações e permite que passageiros depositem as embalagens para ganhar centavos de euro.

De acordo com o programa chamado “Ricicli + Viaggi”, ou Recycle + Travel”, os centavos podem ser acumulados no aplicativo do metrô até atingirem o preço de um bilhete, de € 1,50.

Segundo a administração da cidade em nota ao jornal The Local, depois de um ano, os resultados serão analisados para expandir ou não o projeto.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Sergio Costa, “o ideal seria consumir menos plástico descartável e optar por garrafas reutilizáveis”. A prefeita de Roma, Virginia Raggi, prometeu proibir plásticos descartáveis ​​em março e afirmou que o projeto é apenas o primeiro.

VOCÊ VIU?

Braskem acelera startups de olho no uso sustentável do plástico

Outras iniciativas

Além de Roma e Istambul – cidades que já realizam projetos de troca de garrafas – o Canadá anunciou a proibição de sacolas, garrafas e outros objetos de plástico a partir de 2021.

“A poluição por plástico é uma praga mundial”, disse Justin Trudeau, primeiro-ministro, ao anunciar que a lista completa de produtos proibidos será divulgada depois da realização de avaliações científicas.

O primeiro ministro também afirmou que o Canadá pretende responsabilizar os produtores de plástico, sobretudo os fabricantes de garrafas, pelo ciclo completo de vida dos produtos. A indústria, assim como as empresas que utilizam os materiais, deverão adotar planos de reciclagem.

O PLÁSTICO NO MUNDO. O QUE OS PAÍSES TÊM FEITO?

McDonald’s proíbe canudos plásticos em lojas do Reino Unido e Irlanda
Startup cria canudo comestível como alternativa para plástico
Corona lança embalagem encaixável para reduzir uso de plástico
Canadá vai proibir plásticos descartáveis até 2021