Podcasters: conheça a nova plataforma do Spotify

Pelo novo canal do Spotify, também é possível clamar propriedade ou responsabilidade sobre podcasts anteriormente distribuídos via outras plataformas e conectá-los a sua conta

Por: - 1 semana atrás

Spotfy for Podcasters

Quem produzia ou tinha vontade de lançar seu podcast, precisava utilizar serviços terceirizados para distribuir o formato, tanto no Spotify quanto na Apple Podcasts. Acontece que a companhia líder no streaming acaba de anunciar o Spotify for Podcasters, uma plataforma exclusiva para quem quer controlar e acessar os dados de audiência.

Spotify for Podcasters

Pelo novo canal também é possível clamar propriedade ou responsabilidade sobre podcasts anteriormente distribuídos via outras plataformas e conectá-los a sua conta. Apenas no período de abertura para podcasts, o Spotify registrou 100 mil canais cadastrados.

Um ganho para os podcasters: ferramentas e abertura de dados

Na interface inicial o link para o Anchor.fm, serviço mais popular de distribuição de podcasts, também está disponível. Por lá o usuário consegue levar o conteúdo para diversas plataformas. Uma delas é o soundcloud, que é gratuita e exige apenas um cadastro rápido para escutar.

O serviço também faz link para o Soundtrap, ferramenta de edição de áudios online. A intenção do Spotify é fazer com que novos podcasters sejam descobertos, assim como a plataforma já proporciona aos artistas.

LEIA MAIS: Netflix estaria em crise?

Para adicionar o podcast pela plataforma é preciso ter o link RSS do podcast. Uma hospedagem simples em serviços como o próprio Anchor.fm já traz a solução.

Spotify for Podcasters

O Spotify for Podcasters ainda possibilita de maneira intuitiva que o usuário tenha acesso a todas as informações necessárias sobre o que um iniciante precisa saber. O desenvolvimento da funcionalidade é um passo à frente para os produtores de conteúdo que, antes, precisariam de ferramentas limitadas para terem acesso aos dados de audiência.

Também é possível conferir um relatório completo de público alvo, além de dados que facilitam a segmentação e direcionamento da divulgação do podcast, como idade, sexo, região e outras estatísticas. O acesso é fácil e gratuito, sendo possível conectar ao Facebook ou e-mail a sua escolha.

Para acessar é simples: https://www.podcasters.spotify.com

+ NOTÍCIAS

O que as empresas perdem ao não investir em podcasts