Pesquisar
Close this search box.
/
/
Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?

A partir de agora será possível usar o Google Assistant para deixar lembretes para terceiros. Entenda como funciona a novidade

Estamos na era das assistentes virtuais. A primeira delas e mais popular, Alexa, da Amazon, chegou trazendo consigo memes na internet. A cada ação que um usuário do Twitter queria conseguir ou completar, um tweet pedindo para que a Alexa o auxiliasse subia na rede. O jogo ficou mais animado quando o Google trouxe o Google Assistant, que funciona tanto em um dispositivo semelhante ao da Amazon (Google Home) quanto em versões de telas inteligentes – pequenos dispositivos com uma tela de LED.

Tweet Assistentes de Voz
Eu: Alexa, quando computadores serão autoconscientes? Alexa: Quando você será? Eu: *olhando para fora da janela, chorando*: boa, Alexa

Pelo dispositivo já era possível acender ou apagar as luzes de casa, iniciar um dispositivo eletrônico, configurar alarmes e lembretes para si mesmo, ser notificado de e-mails importantes ou interações nas redes sociais. A nova função são lembretes que você poderá criar para uma terceira pessoa. O site da  Wired considerou a novidade como o “futuro da comunicação passivo-agressiva” entre casais”.
Para receber o lembrete ou a mensagem via Google Assistant, a pessoa precisará estar no seu grupo de contatos do Google Agenda e fazer parte do grupo do Google Family, que tem uma limitação de seis pessoas. E claro, se a pessoa tiver um outro dispositivo conectado à IoT dos dispositivos Google, também poderá receber a mensagem de forma personalizada.

Em um teste de demonstração, os Gerentes de Produto da Google, Glenn Wilson e Shikha Kapoor, mostraram como tudo funciona. Kapoor usou o controle de voz para pedir a um Smart Display para lembrar Wilson de ir à lavanderia na manhã seguinte. A assistente virtual entendeu isso como 6h da manhã. A assistente pode aprender com o tempo como funciona seu cronograma e entender qual horário você acorda e dorme, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:  Apple? Conheça a origem da tecnologia que deu origem a Siri

O lembrete testado pelos dois aparecerá na tela do smartphone de Glenn ou no seu dispositivo inteligente instalado em casa. Outro lembrete interessante é o de quando a pessoa está na vizinhança de uma tarefa que precisa ser completa. Nestes casos a assistente envia uma notificação ao celular para que a tarefa seja imediatamente cumprida.
Segundo a companhia, as novas funcionalidades não são resultado de uma grande inovação tecnológica, mas sim do machine learning que consegue interpretar a maneira como as assistentes virtuais do Google vêm sendo usadas.
Ficou interessado em ter uma assistente virtual em casa? Conheça abaixo as mais populares e faça um comparativo para entender o que seria mais adequado a sua rotina. A maioria delas possui a capacidade de tocar suas músicas favoritas, ligar o que é conectado a eletricidade e estabelecer alarmes e lembretes.

Amazon Echo

Amazon Echo Plus – Divulgação

O Amazon Echo é o dispositivo responsável por dar o corpo à Alexa, assistente da Amazon. Por estar a mais tempo no mercado, é o mais rápido atualmente e consegue entender diversos comandos: ver a programação dos cinemas próximos, atender ou declinar ligações, integração com a TV (via Fire Stick – dispositivo de TV da marca), controlar as luzes (via lâmpadas da Amazon ou auxiliares de tomada inteligentes).
Apesar de já existirem alguns modelos no mercado, nossa recomendação fica com o Echo Plus na versão internacional (US$ 149,99) e o Echo Show da segunda geração (US$ 29.99).
Os dispositivos são vendidos pela Amazon americana, no entanto tem entrega no Brasil.

Siri e Cortana: Assistentes de voz que já estão com você


Essas assistentes são gratuitas! Podemos começar por aí. As duas são encontradas em dispositivos nativos de informática ou gadgets. A Siri é a mais popular, sendo a primeira assistente por voz dos celulares. Ela pode ser encontrada nos iPhones e Macbooks. Com ela é possível organizar todo o seu cronograma, enviar e-mails, mensagens e pedir para tocar aquela playlist do coração.
Já a Cortana é a mais nova aposta do Windows. Tem as mesmas funcionalidades da Siri e também está integrada aos computadores com o sistema da Microsoft.

Google Home Hub e Mini

Google Home Hub – Créditos: WIRED

A maioria dos dispositivos da Google possuem as mesmas especificações da Amazon. O importante aqui é frisar que o tempo entre a escuta do comando e a realização é um pouco maior do que os da empresa de Jeff Bezos. O aparelho da Google pode ser integrado com o já famoso Chromecast e controlar as funções da TV. Vale pontuar que a integração com celulares Android é um pouco melhor, claro, por ser um dispositivo nativo.
O primeiro dispositivo (Home Hub) conta com a função Ambient EQ, capaz de ajustar o sistema de luz em níveis. Ele possui uma tela de LED e um pequeno alto falante não tão potente. Seu preço: R$ 959,00.
O Google Home Mini é a versão mais simplista para quem quer apenas funções básicas das assistentes virtuais. É um pequeno alto falante com três luzes LED que respondem conforme o usuário conversa com a assistente virtual. Esse custa cerca de R$ 190,00.
Também é possível ter um gostinho da Google Assistant nos smartphones Android: para isso é só configurar e dizer: “Ok, Google!”
E aí, que tal tornar sua casa mais inteligente e digital? Já pensou em chegar do trabalho e poder escutar sua playlist favorita com luzes baixas e uma lista das tarefas do dia seguinte?


+ SOBRE INOVAÇÃO

Toyota fecha parceria com startup para dar novas funções a robôs domésticos
Natura utiliza o Google para aumentar em 30% eficiência na criação de produtos
6 Segmentos que já apostam alto no uso da realidade virtual
Xiaomi e a aposta em celulares carregados por energia solar


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]