Nespresso cria bicicleta feita a partir de cápsulas de café descartadas

Depois de dois anos em desenvolvimento, a RE: CYCLE está pronta para rodar. A bicicleta foi feita com 300 cápsulas de expresso

Por: - 3 meses atrás

cápsulas de café Crédito: Divulgação

Desenvolvida pela startup sueca Vélosophy em colaboração com a Nespresso, as marcas lançam a RE:CYCLE, primeira bicicleta feita com cápsulas de café descartadas.

O modelo de edição limitada é vendido por € 1.290 ($ 1.446). Como possibilidade de dar vida nova a bilhões de cápsulas descartáveis ​​de café descartadas em todo o mundo a cada ano, os novos veículos foram feitos utilizando 300 expressos.

A RE: CYCLE é a mais recente iniciativa da Nespresso de expressar seu compromisso com a promoção de uma economia circular.

A empresa de propriedade da Nestlé usa o alumínio em suas cápsulas, um material que pode ser derretido e reaproveitado infinitamente.

O objetivo foi utilizar recursos para encorajar os clientes a reciclar suas cápsulas Nespresso, que já foram reencarnadas como canivetes suíços, canetas de luxo e novas cápsulas de café.

 

Ideia

A ideia de criar a bicicleta é de Jimmy Östholm, ex-gerente de comunicações da IKEA que virou empresário de bicicleta. Intrigado com as campanhas de reciclagem da Nespresso, Östholm indagou sobre a possibilidade de obter parte de seu alumínio reciclado.

O maior desafio técnico, segundo o criador, era encontrar uma maneira de converter o alumínio leve em um material rígido o suficiente para atender aos padrões de segurança de fabricação de bicicletas. “Não foi ciência de foguetes em nenhum sentido. Apenas levou algum tempo”, explica ele.

A moto tem alguns detalhes de design que sugerem sua origem. A cor de ameixa da moldura ecoa a embalagem da popular variante Arpeggio da Nespresso, Já seu sino tem a forma de uma cápsula de café e a cesta de transporte tem duas correias bacanas para garantir copos de café, entre outras coisas.

Östholm espera que outros designers de produtos possam se inspirar para trabalhar com alumínio reciclado para compensar a demanda constante por cápsulas descartáveis.

“Diferentes produtos precisam de diferentes composições de alumínio, mas basta olhar para a possibilidade de reciclagem”, diz ele. “Todo o alumínio que existe pode ser reciclado novamente em novos produtos. Eu acho que é realmente a mensagem aqui”, finaliza.


+ NESPRESSO

Por que a Nespresso quer que você tome café gelado?
De onde vem e para onde vão as cápsulas de Nespresso?