Amazon inaugura sede na Índia e sinaliza disputa com o Walmart por liderança no país

Sede tem mais de 95 mil metros quadrados e será o maior escritório da Amazon no mundo. Movimento indica que briga pelo e-commerce indiano será grande

Foto: Shutterstock

A Amazon deixou clara sua intenção de crescer na Índia ao inaugurar, nesta quarta (21), seu maior escritório do mundo.

O novo espaço da empresa de Jeff Bezos foi instalado na cidade de Hyderabad, que fica no sul do país asiático. Vale lembrar que a Índia é um dos mercados mais promissores para o varejo em potencial de crescimento.

Para o novo escritório, que tem mais de 95.000 hectares, a empresa alegou ter desembolsado “centenas de milhões de dólares”. A sede vai abrigar mais de 15 mil funcionários.

Em toda a Índia, a varejista tem 62 mil funcionários, sendo um terço deles, aproximadamente, de Hyderabad.

A inauguração acontece depois da polêmica desistência da empresa em inaugurar uma sede em Nova York. Há alguns meses, a empresa abandonou os planos de construir um QG na cidade americana e culpou a resistência de líderes locais por isto.

Mercado disputado

A briga pela entrada no mercado indiano é antiga. O Walmart já tentou, de várias formas, prosperar no país que tem mais de um bilhão de habitantes.

A enorme população e a falta de concorrentes de peso, como acontece na China, são considerados grandes atrativos para o mercado.

Há um ano Amazon e Walmart travaram uma batalha pela compra do maior e-commerce da Índia, o Flipkart. Depois de muita especulação, a rede supermercadista levou a melhor e comprou 77% da loja virtual por US$ 16 bilhões. Por conta disso o Walmart passou a ameaçar a Amazon, que tem 27% do comércio eletrônico indiano.

Estima-se que o comércio eletrônico do país atinja U$S 200 bilhões em valor de mercado em uma década. A projeção para 2020 é de que a Índia tenha mais de 600 milhões de habitantes com acesso à internet. Se a estimativa for confirmada, o país fica atrás apenas da China.


+ SOBRE A AMAZON

O que Amazon, Pão de Açúcar e Raia Drogasil estão fazendo com seus dados
O avanço gradual da Amazon no Brasil
Empresa será investigada em duas frentes por práticas anticompetitivas


Foto Unsplash

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS